Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > UFCG apresenta pesquisas de combate à escassez de água potável
Início do conteúdo da página
Labdes

UFCG apresenta pesquisas de combate à escassez de água potável

Projetos podem viabilizar soluções diante da previsão de escassez hídrica para a região, além da purificação, limpeza e recuperação das águas do Açude Velho

  • Publicado: Sexta, 24 de Setembro de 2021, 20h00
imagem sem descrição.

A Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) apresentou nesta sexta-feira, dia 24, projetos desenvolvidos pelo Laboratório de Referência em Dessalinização (Labdes) que podem viabilizar soluções para a problemática da escassez de água potável para a população, diante da previsão de escassez hídrica para a região, além da purificação, limpeza e recuperação das águas do Açude Velho.

 

Idealizado pelo coordenador do Labdes, professor Kepler França, o evento contou com a participação do prefeito de Campina Grande, Bruno Cunha Lima - acompanhado de secretários municipais -, e do subcomandante do 31º Batalhão de Infantaria Motorizada, tenente coronel Bianki Dantas.

 

Agradecendo o atendimento ao seu chamamento, Kepler Dantas falou da importância do encontro, “do poder contribuir, ajudar ao povo, na superação dos sacrifícios causados pela falta de água potável” e do desejo de ser um exemplo, uma rota a se seguir. “Água não tem cor e é apolítica”, pronunciou.

 

Bruno Cunha Lima agradeceu a UFCG pela parceria, em várias ações, e expressou seu alinhamento ao pensamento do professor Kepler: o buscar servir. “Promover a melhoria da qualidade de vida é o foco da gestão municipal, com ações prioritárias na educação, saúde, segurança e recursos hídricos”.

 

O vice-reitor e pró-reitor de Pós-Graduação, Mário Eduardo Mata, comentou pontos de interação da universidade com a sociedade - parcerias múltiplas, por meio de seus laboratórios e cursos -, e fez reflexões sobre a escassez dos recursos naturais - especialmente da água, essencial para a sobrevivência do planeta.

 

A importância do Labdes e o comprometimento do seu coordenador com o combate à sede – nas pesquisas de dessanilização/purificação de águas – foram destacados também nas falas do secretário de Agricultura, Renato Gadelha; do subcomandante Bianki Dantas; e do coronel Márcio Saraiva, ex-comandante do 31º Batalhão.

 

Após a solenidade, Kepler Dantas apresentou as pesquisas desenvolvidas no laboratório do Centro de Ciências e Tecnologia (CCT).

 

(Ascom UFCG)

registrado em:
Assunto(s): Labdes
Fim do conteúdo da página