Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Aluna da UFCG produz documentário sobre a Síndrome de Borderline
Início do conteúdo da página
arte e mídia

Aluna da UFCG produz documentário sobre a Síndrome de Borderline

Em Border: do céu ao inferno, Mayara Caroline expõe suas próprias dores e conquistas no convívio com o transtorno

  • Publicado: Quinta, 31 de Outubro de 2019, 10h46
imagem sem descrição.

A aluna Mayara Caroline, do curso de Arte e Mídia da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), decidiu abordar em seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) um problema que afeta milhões de pessoas no Brasil, mas que é ignorado por grande parte da sociedade: o Transtorno de Personalidade Borderline, uma doença caracterizada pela intensa instabilidade emocional.

 

O resultado é o documentário Border: do céu ao inferno, no qual a aluna expõe suas próprias dores e conquistas para retratar a realidade do transtorno, do qual sofre. “Tentei ser fidedigna ao máximo e sensível ao extremo para mostrar para todos aqueles que sofrem com o transtorno que existe um lado positivo até quando você se encontra sem esperanças para lutar, e que somos maiores do que pensamos”, observa Mayara.

 

O filme está concorrendo em três festivais: o Comunicurtas da UEPB, o Festival de Cinema do Vale do Pindaré, no Maranhão, e o Lift Off Sessions, no Reino Unido.

 

“Minhas expectativas são maiores sobre passar a mensagem ao público sobre o que é o transtorno e como ele se manifesta, tentar fazer com que as pessoas sintam de fato todo o turbilhão de emoções que vivemos. Admito que a seleção internacional me deixou muito comovida. Saber que eu e minha equipe trabalhamos duro para que as pessoas entendam o que temos a dizer por meio do audiovisual e que agora essa mensagem será passada internacionalmente é sensacional!”, finalizou.

 

No ano passado, outro documentário dirigido por Mayara conquistou várias premiações. Julian sem A, sem O, que retrata os dilemas e desafios do músico e artista transexual Julian Sam, venceu o VII Festival de Cinema de Mogi Mirim, em SP, na categoria Júri Popular, além de ser premiado como melhor documentário do II Cine Açude Grande - Festival de Cinema de Cajazeiras, na categoria Mostra Parahybana; melhor filme e menção honrosa no 13° Festival  Comunicurtas, categoria Júri Popular, e menção honrosa no II Festival de Cinema de Rua de Remígio.

 

As novidades sobre o projeto podem ser conferidas no perfil instagram.com/borderlinedoceuaoinferno.

 

Borderline

 

A Síndrome de Borderline ou Transtorno de Personalidade Borderline é um transtorno mental grave caracterizado por um padrão generalizado de instabilidade e hipersensibilidade nos relacionamentos interpessoais, instabilidade na autoimagem, flutuações extremas de humor, que resultam em ações impulsivas e relacionamentos instáveis.

 

Pessoas com Síndrome de Borderline não toleram estar sozinhas e podem experimentar episódios intensos de raiva, depressão e ansiedade. Fazem esforços frenéticos para evitar o abandono e podem geram crises, como tentativas suicidas.

 

(Ascom UFCG)

registrado em:
Assunto(s): arte e mídia
Fim do conteúdo da página