Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Pesquisa da UFCG busca respostas sobre Covid-19
Início do conteúdo da página
até quando?

Pesquisa da UFCG busca respostas sobre Covid-19

 

 

  • Publicado: Sábado, 18 de Abril de 2020, 16h19
imagem sem descrição.

 

Até quando a pandemia do Covid-19 vai durar? Será que o número de mortes e novos casos seguirá crescendo com o passar dos meses? Estas são algumas das perguntas que vêm atormentando brasileiros por todo o país, e é buscando respondê-las que o professor Josenildo Brito de Oliveira, da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), iniciou um novo projeto de pesquisa. O trabalho acontece no âmbito do grupo de pesquisa Gestão da Produção e Sustentabilidade, da Unidade Acadêmica de Engenharia de Produção do Centro de Ciências e Tecnologia (UAEP/CCT), no campus sede.

 

“O objetivo é projetar estimativas de curto prazo para os casos confirmados e de óbitos por Covid-19 a partir da modelagem e simulação do comportamento de séries temporais. Na prática, o que se busca é responder questões como: qual será o número de casos confirmados para os próximos dias? Quantos óbitos ocorrerão? Quando haverá o achatamento nas curvas de casos confirmados e de óbitos?”, explicou o professor. “Há muitas variáveis e, por isso, não podemos falar de um futuro distante, mas é possível estimar os 10, 15 próximos dias, e, com isso, preparar-nos melhor para o enfrentamento da pandemia”, completou.

 

A primeira semana analisada apresenta a estimativa de dados até o próximo domingo (19/4). A partir do dia seguinte, serão expostos os valores esperados para os próximos. Os resultados até o momento podem ser acessados nos links abaixo.

 

COVID-19-RESULTADOS - Parte 1
COVID-19-RESULTADOS - Parte 2

 

Até quando?

 

Segundo o professor, a análise permite entender que, entre os países mais resilientes em lidar com o combate ao Covid-19, estão Alemanha, Espanha, Itália e Irã, por exemplo. Neles, o pico dos contágios para novos casos ocorreu com cerca de 52 dias (média de 51,7) depois do primeiro caso e a curva decrescente, ou seja, a redução da taxa de novos casos, seguiu uma sequência média de 17,2 dias após isso. Ou seja, um processo de aproximadamente 70 dias.

 

“São prazos e estimativas e é preciso vê-los com cautela, pois são estruturas diferentes, comportamentos diferentes. No Brasil, por exemplo, fazemos pouquíssimos testes e isso é um diferencial negativo”, contou ele, lembrando que sua pesquisa utiliza dados da Universidade Johns Hopkins (EUA), coletados até o dia 12 deste mês. “Nesse sentido, acredito que é preciso analisar cada semana e comparar os resultados. Mas estou otimista no sentido de que consigamos chegar ao pico e entrar na fase descendente da curva até julho ou agosto, no mais tardar, mantidas as atuais medidas de contenção”, pontuou.

 

Para o professor Josenildo, no entanto, o importante não é acertar prazos, mas identificar padrões de achatamento, progressão ou descendência da cuva da pandemia e, com isso, poder enfrentar a situação com mais preparo e melhores resultados. “Os gráficos mostram que as medidas funcionam. O isolamento social, a quarentena, se vê que há resultados concretos na diminuição do espalhamento do vírus. Quanto mais pudermos entender o comportamento desse vírus, mais preparados estaremos para combatê-lo”, finalizou.

 

(Ascom CCT/UFCG)

registrado em:
Assunto(s): até quando?
Fim do conteúdo da página