Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

História

Licenciatura | Campus Cajazeiras | Noturno | Presencial
Código do curso (E-MEC) 13405 | Conceito do curso (CC) | Conceito preliminar do curso (CPC) 3 | Enade 3 | Índice geral de cursos (IGC) 4 


Perfil do Curso / Área de atuação

 

O licenciado em História deverá estar capacitado para o exercício do trabalho de historiador. O seu perfil deverá ser o de um profissional plenamente qualificado para o trabalho docente em sua área, como também um profissional que assuma uma postura investigativa do conhecimento histórico ao fazer pesquisa. Em igual medida, esse profissional deverá vincular a formação científica à formação pedagógica.

 

O historiador recém-formado será instado a desenvolver, permanentemente, uma atividade prática na busca de captação do real sentido de seu fazer profissional. Esse profissional poderá se integrar ao mundo do trabalho como professor do ensino fundamental (do 6º ao 9º anos) e médio; ser pesquisador no âmbito da pós-graduação em instituições de pesquisa credenciadas que recebem recursos de agências de fomento como o CNPQ e a CAPES; profissional apto a manusear e compulsar documentação em arquivos públicos, bibliotecas e agente que pode zelar pelo patrimônio cultural em Museus.

 

No decorrer da Licenciatura, o discente desenvolverá a ação pedagógica nas Escolas Públicas, por meio dos estágios supervisionados; trabalhos de monitoria e atividades junto ao PROBEX (Programa de Bolsas de Extensão) PIBID (Programa Interinstitucional de Bolsas de Iniciação Científica), Residência Pedagógica e PIBIC (Programa Interinstitucional de Bolsas de Iniciação Científica), além dos projetos de extensão e pesquisa desenvolvidos no âmbito da Unidade Acadêmica. Além disso, o discente poderá seguir seus estudos em Programas de Pós-Graduação, strictu e latu sensu, ofertados no País.

 

Duração do curso
10 períodos

Vagas - 2º semestre
50


COORDENAÇÃO

Tel.: + 55 (83) 3532-2041

Email: historia.n.cfp@graduacao.ufcg.edu.br 

Link fluxograma: http://analytics.lsd.ufcg.edu.br/cursosufcg/#/historia_lic_n_cz/requisitos 

registrado em:
Fim do conteúdo da página