Página inicial > Pós-Graduação > Cursos Pós > Ciência Política

Campus Campina Grande | Mestrado
Conceito Capes 3

Perfil da Pós-Graduação/ Área de atuação

O Programa de Pós-graduação em Ciência Política iniciou suas atividades em 2017. O objetivo da pós-graduação é propiciar qualificação de excelência na área de Ciência Política, conciliando uma sólida formação em Teoria Política com treinamento avançado em pesquisa, com vistas à produção de conhecimento pautada em uma agenda de pesquisa concatenada com as necessidades da realidade social e acadêmica do País.

Em particular, o Programa busca capacitar profissionais para trabalhar nos campos de Instituições Políticas e Políticas Públicas. O perfil do egresso é docente e pesquisador que atuem em universidades, centros de pesquisa, no setor governamental e consultores de Ciências Política no setor privado.

O curso está organizado a partir de uma área de concentração, sendo ela "Estado e Governo", cujo objetivo  é a análise do Estado, sua natureza e seu papel, bem como os processos de formulação e implementação de políticas públicas, além dos impactos dos arranjos institucionais na qualidade da governança e da democracia. Indo além dos enfoques convencionais que se concentram nos aspectos técnicos e procedimentais da tomada de decisões, a preocupação aqui será de teor mais abrangente, envolvendo a dimensão política do processo de execução e a não menos importante questão da coordenação política exercida pelo Estado, seu alcance e seus limites. Para tanto, os estilos de gestão pública e as formas de governança, com maior ou menor transparência, maior ou menor concentração e centralização das decisões, maior ou menor abertura a parcerias, e outras modalidades de gestão compartilhada, constituem temas relevantes. Finalmente, será dada atenção especial à dimensão institucional, destacando-se as relações entre os poderes, o funcionamento dos mecanismos de controle e fiscalização, as garantias da responsabilização pública dos governantes, as formas de cobrança e prestação de contas (responsiviness e accountability), tendo em vista a sobrevivência dos traços clientelistas e patrimonialistas que historicamente caracterizaram a formação do Estado na América Latina.

São duas as linhas de pesquisa: 1. Instituições Políticas – abrange as relações intergovernamentais entre os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, tanto no nível nacional como subnacional, sistemas eleitorais, sistemas de governo comparados, controles democráticos, corrupção e instituições coercitivas. 2. Políticas Públicas e Inovação Institucional – compreende as análises de políticas públicas, com ênfase especial nos métodos de avaliação, abrangendo as teorias da escolha pública, etapas de implementação de políticas públicas e modelos de decisão.

Modalidade: Acadêmico

COORDENAÇÃO