Página inicial > Últimas Notícias > UFCG conquista medalha de prata na Maratona de Programação 2022/2023
computação

UFCG conquista medalha de prata na Maratona de Programação 2022/2023

Final da competição foi realizada no último sábado, dia 18, na UFMS. Time também foi campeão da Região Nordeste

• Publicado: Segunda, 20 de Março de 2023, 10h10
imagem sem descrição.

Com mais de uma década figurando entre os melhores do Brasil na Maratona de Programação, a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) conquistou no último sábado, dia 18 de março, mais uma medalha de prata na XXVII edição da disputa promovida pela Sociedade Brasileira de Computação, além do campeonato da Região Nordeste, mantendo a excelência na área das ciências tecnológicas. A etapa final brasileira da competição foi realizada de 16 a 18 de março, na Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS).

A equipe “A ascensão e queda do buldogue francês”, formada pelos alunos de graduação Lucas Brenner, Raphael de Paula e Rennan Freitas, do curso de Ciência da Computação, resolveu 7 dos 13 problemas, destacando-se também na 17ª colocação dentre 326 times da América Latina. O time foi treinado pelo professor Rohit Gheyi e pelos egressos Emerson Lucena e Lucas de Matos, ex-competidores da Maratona pela UFCG e que hoje atuam profissionalmente nos conglomerados de tecnologia Google e Meta, respectivamente.

Esta é a terceira vez que uma equipe da UFCG conquista o título de campeã do Nordeste (2014, 2020 e 2022/2023) e a quarta vez que ganha a medalha de prata na competição, que é a maior disputa nacional de programação para alunos da graduação até o primeiro ano do mestrado. Em 2020, a Universidade obteve a primeira colocação geral no evento, realizado de forma online. Até hoje, a instituição já conquistou doze medalhas na competição, sendo cinco de ouro (2011, 2014, 2015, 2018 e 2020), quatro de prata (2016, 2017, 2021 e 2022/2023) e três de bronze (2000, 2013 e 2017).

A fase mundial da disputa, a International Collegiate Programming Contest (ICPC World Finals), será realizada no Egito, no final deste ano. A UFCG já avançou nove vezes na fase mundial da competição: na Polônia, foi campeã latino americana em 2012, e na Rússia, Marrocos, Tailândia, Estados Unidos, China, Portugal e Bangladesh obteve menção honrosa em 2014, 2015, 2016, 2017, 2018, 2019 e 2021, respectivamente.

Para o professor Rohit Gheyi, um dos treinadores da equipe vencedora e que coordena o Projeto Olímpico da UFCG, este foi mais um resultado positivo do projeto, em uma competição tão importante no cenário nacional. “Estou muito orgulhoso dos nossos alunos, que se empenharam e se dedicaram bastante com o apoio dos nossos treinadores, do Centro de Engenharia Elétrica e Informática (CEEI) e da Unidade Acadêmica de Ciência da Computação da UFCG”, destaca.

Assunto(s): computação