Página inicial > Últimas Notícias > Congresso Internacional Mundos Indígenas inscreve apresentações de comunicação oral e pôsteres
coimi

Evento acontecerá de 20 a 23 de agosto na UFRR, em Boa Vista

• Publicado: Quinta, 18 de Abril de 2024, 14h33
imagem sem descrição.

Estão abertas até o próximo sábado, dia 20 de abril, as inscrições para apresentações de comunicação oral e pôsteres no V Congresso Internacional Mundos Indígenas - América, evento que acontecerá de 20 a 23 de agosto de 2024 na Universidade Federal de Roraima (UFRR), em Boa Vista.

O congresso é um evento bianual, criado em 2015 pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e pela Universidade Nova de Lisboa, de Portugal, e que conta com a colaboração da Universidad Pablo Olavide, da Espanha, e da Université Sorbonne Nouvelle, da França.

Faça aqui sua inscrição.

De acordo com a professora Juciene Ricarte, do Programa de Pós-Graduação em História da UFCG e uma das coordenadoras do evento, o congresso pretende ser um espaço de relações não hierárquicas entre saberes, que vai permitir a incorporação do conhecimento milenar dos povos originários ao “main stream” científico.

"Nessa edição do evento, se dará particular importância à questão de que a educação, cultura e as artes verbais indígenas são importantes repositórios de saberes ancestrais e estes saberes foram, e ainda são, contumazmente, menosprezados pelas epistemologias ocidentais que, no período colonial e pós-colonial, excluíram-nos do cânone epistemológico, por serem considerados produtos de povos tidos como “primitivos” e “ignorantes”, e cujos saberes herdariam as qualidades negativas atribuídas aos povos", observou.

Com uma comissão científica formada por mais de 50 pesquisadores da Argentina, Bolívia, Brasil, Colômbia, Espanha, EUA, França, México, Polônia e Portugal, o evento terá uma vasta programação, com simpósios temáticos, apresentações orais e de pôsteres, além de minicursos, mesas-redondas e conferências.

Acesse aqui a página oficial do evento

(Ascom UFCG, com dados da assessoria do evento)

Assunto(s): coimi