Página inicial > Últimas Notícias > Pesquisadores da UFCG lançam manual para atenção psicológica nos hospitais
covid 19

Pesquisadores da UFCG lançam manual para atenção psicológica nos hospitais

Iniciativa propõe padronização no fluxo assistencial dentro das unidades que enfrentam a pandemia de COVID 19

• Publicado: Quarta, 01 de Abril de 2020, 14h30

Pesquisadores da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) publicaram na Revista Saúde e Ciência online o “Manual de Diretrizes para Atenção Psicológica nos Hospitais em Tempos de Combate ao Covid-19”. O trabalho foi desenvolvido pelas professoras Roseane Sá Serafim e Aline Lima-Nunes, do curso de Psicologia do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), em parceria com o ex-aluno da UFCG, Emerson Do Bú, atualmente doutorando em Psicologia Social pela Universidade de Lisboa.

O material foi elaborado com o objetivo de direcionar a atuação do psicólogo em ambiente hospitalar prestada a pessoas afetadas psicologicamente pela pandemia pelo COVID-19, além de propor uma padronização do fluxo assistencial, do processo de trabalho e dos procedimentos psicológicos adotados no ambiente hospitalar, para cuidados com os trabalhadores da saúde, pacientes com diagnósticos distintos ao COVID-19, bem como seus familiares.

O manual está disponível para download gratuito em Português e em Inglês. Acesse https://bit.ly/3bMsxTb

Assunto(s): covid 19