Página inicial > Últimas Notícias > Parceria entre UFCG e PMCG promove plantão psicológico em policlínicas de Campina Grande
saúde mental

Atendimento não precisa ser agendado e é realizado em policlínicas nos bairros do Catolé, José Pinheiro e Malvinas

• Publicado: Segunda, 11 de Março de 2024, 15h52

A Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), por meio da Unidade Acadêmica de Psicologia, deu início aos plantões psicológicos nas policlínicas de Campina Grande, localizadas nos bairros Catolé, José Pinheiro e Malvinas. O serviço é uma parceria entre a instituição e a Secretaria de Saúde da Prefeitura Municipal de Campina Grande (PMCG).

O plantão é um serviço de escuta psicológica emergencial ofertado pelos alunos do 8° período de Psicologia e supervisionado pela professora da UFCG, Virgínia Teles. O serviço é aberto para toda comunidade maior de 18 anos, sem necessidade de agendamento.

“É um trabalho voltado para promoção da saúde mental da população em geral. Diferente de outros trabalhos do psicólogo, como por exemplo, a psicoterapia, que é um trabalho com hora marcada com acompanhamento semanal, no plantão, a pessoa pode procurar o plantonista no momento que há disponibilidade desse horário. A pessoa pode procurar de acordo com sua necessidade e lá ela vai ser acolhida. Ela vai ter sua demanda escutada. Não há também uma especificidade em qual tipo de demanda pode ser trabalhada no plantão psicológico. É um trabalho muito importante voltado para a promoção de saúde no sentido mais integral”, explica Virgínia Teles.

Os atendimentos seguem até maio. Confira os dias e horários:

- Policlínica do Catolé: Quartas-feiras pela manhã;
- Policlínica das Malvinas: Segundas-feiras, à tarde; e sextas-feiras, manhã e tarde;
- Policlínica da Zona Leste: Terças-feiras, à tarde; e quartas-feiras, pela manhã.

(Ascom UFCG, com dados da Secretaria de Saúde/PMCG)

Assunto(s): saúde mental