Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Aluno da UFCG conquista primeiro lugar entre brasileiros em seleção de programa internacional
Início do conteúdo da página
Fundación Botín

Aluno da UFCG conquista primeiro lugar entre brasileiros em seleção de programa internacional

Jackson Ferreira é estudante do curso de História. Participaram da seleção mais de 11.200 candidatos de 700 universidades, dos quais foram selecionados apenas 32 alunos de diversos países da América Latina

  • Publicado: Quarta, 19 de Julho de 2023, 14h47

Um projeto de desenvolvimento sustentável em assentamento no interior da Paraíba, desenvolvido por um aluno da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), conquistou o 1º lugar no Brasil e o 8º lugar na classificação geral na seleção da XIV edição do Programa de Fortalecimento da Função Pública na América Latina, promovido pela Fundação Botín, instituição espanhola que desenvolve programas internacionais nas áreas de arte e cultura, educação, fortalecimento institucional, ciência e desenvolvimento rural.

 

De autoria de Jackson José Ferreira, estudante do curso de História do Centro de Humanidades (CH), o projeto vencedor trata-se "de uma proposta de intervenção para o desenvolvimento sustentável de assentados da reforma agrária no assentamento Novo Mundo, no município de Camalaú, no Cariri paraibano, através de uma ideia de inclusão econômica e social e do bom uso da terra, com base nos escritos de Paulo Freire, que defende a emancipação e participação social do homem do campo", resumiu o estudante.

 

Participaram da seleção mais de 11.200 candidatos de 700 universidades, dos quais foram selecionados apenas 32 alunos de graduação de diversos países da América Latina. O programa consiste em um treinamento de sete semanas, com início em outubro, com sessões na Espanha (Madrid, Santander, Santiago de Compostela e Salamanca), Colômbia (Universidade de los Andes), terminando em dezembro, no Rio de Janeiro.

 

Durante o estágio de espanhol, os alunos realizarão diversas atividades, incluindo uma parte do Caminho de Santiago, treinamento ao ar livre no Vale do Nansa e vários seminários no Instituto Ibero-Americano da Universidade de Salamanca. Também estão incluídas visitas a instituições como a Câmara Municipal de Santander, o Congresso dos Deputados, o Museu do Prado, o Banco de Espanha, o Consórcio Regional de Transportes de Madrid, entre outros.

 

“Agradeço por acreditarem em mim e na minha capacidade de representar a UFCG e o Brasil em um ambiente internacional. Espero trazer de volta conhecimentos enriquecedores que poderei compartilhar com meu Cariri, em especial Camalaú, quando retornar. Tenho certeza de que essa experiência me ajudará a desenvolver habilidades valiosas sobre desenvolvimento sustentável, a compreender diferentes perspectivas e a me tornar uma pessoa com mais conhecimento e aberta ao mundo”, disse Jackson.

 

Ao final do programa, os alunos passam a integrar a Rede de Servidores Públicos, atualmente formada por 442 egressos, cujo objetivo é compartilhar informações, oportunidades e projetos de melhoria da sociedade na perspectiva pública.

 

Criada em 1964, a Fundação Botín tem sede em Santander, na Espanha. O Programa de Fortalecimento da Função Pública na América Latina também conta com a participação da Universidad de los Andes, da Colômbia, e da Fundação Getulio Vargas, do Brasil.

 

(Ascom UFCG)

registrado em:
Assunto(s): Fundación Botín
Fim do conteúdo da página