Assinada Ordem de Serviço do novo Complexo Esportivo da UFCG
Solenidade foi realizada na manhã desta sexta-feira, dia 28, no Centro de Eventos Rosa Tânia, no campus sede
Em cerimônia realizada na manhã desta sexta-feira, dia 28, no Centro de Eventos Rosa Tânia, no campus sede da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), foi assinada a Ordem de Serviço para início da construção do novo Complexo Esportivo da instituição. O equipamento contará com arena esportiva, quadra poliesportiva, arquibancadas, vestiários, academia e salas para prática de diversos esportes e danças, área administrativa e espaço de convivência, totalizando mais de 22.000 m² de área.
"É a maior obra em termos orçamentários da história da universidade", destacou o reitor Camilo Farias. "Será um equipamento moderno, completo e multifuncional. A universidade vai ser modificada com essa obra. Estamos construindo mais do que infraestrutura, estamos ampliando permanência estudantil, promovendo saúde, convivência e qualidade de vida no coração do nosso campus".

Com projeto elaborado pela Prefeitura Universitária (PU), a obra terá um investimento de R$ 28 milhões, recursos garantidos junto ao Ministério da Educação (MEC) por intermédio do senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB).
"Se Deus quiser, daqui a dois anos, vamos fazer a inauguração lá no próprio complexo, que é fundamental para que nós tenhamos, por parte dos nossos alunos, um estímulo a mais à fixação e não à evasão ", comemorou o parlamentar, que também destacou as adversidades do processo. "Por pouco nós não perdíamos esses recursos. Houve uma prorrogação e houve um trabalho eficiente da equipe da UFCG. Imagina se nós perdêssemos 28 milhões? Então, quero agradecer, parabenizar a todos vocês e brindar essa sexta-feira".
O reitor também lembrou os obstáculos para que o projeto saísse do papel. "Quando assumimos a gestão, em fevereiro, descobrimos que o recurso estava indisponível. A licitação deveria ter ocorrido em 2024, mas não ocorreu. Com o apoio do senador Veneziano e do MEC, conquistamos um novo prazo. O novo prazo foi junho de 2025. Imaginem, o projeto básico incompleto. Em tempo recorde, a Prefeitura Universitária realizou o projeto básico, produziu todos os projetos executivos, orçamento, licença ambiental e preparou o processo com rigor técnico e velocidade extraordinária. Isso não é pouca coisa. Exige excelência técnica, dedicação, capacidade institucional e a nossa equipe cumpriu esse desafio com competência exemplar", observou.
"É justo, também, destacar o papel decisivo da Pró-reitoria de Gestão Administrativa Financeira e da Secretaria de Planejamento e Orçamento da nossa instituição, que seguiram todas as etapas administrativas e de licitação, garantindo fluidez ao processo, atenção às demandas da Procuradoria Federal e segurança jurídica em cada passo. Agradeço igualmente ao Setor de Esportes da Pró-reitoria de Assuntos Comunitários, que acompanhou todo o processo e contribuiu para conceber equipamentos esportivos ajustados à realidade e às necessidades da nossa comunidade", finalizou.
A solenidade também contou com a participação do diretor de Desenvolvimento da Rede IFES, do MEC, Juscelino Pereira, da vice-reitora da UFCG, professora Fernanda Leal, da prefeita universitária, professora Larissa Santana, do representante da JZR Construções, engenheiro José Zelito, além de integrantes das comunidades acadêmica e externa.
(Ascom UFCG)
Redes Sociais