Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Assinada Ordem de Serviço do novo Complexo Esportivo da UFCG
Início do conteúdo da página
gestão

Assinada Ordem de Serviço do novo Complexo Esportivo da UFCG

Solenidade foi realizada na manhã desta sexta-feira, dia 28, no Centro de Eventos Rosa Tânia, no campus sede

  • Publicado: Sexta, 28 de Novembro de 2025, 17h44
imagem sem descrição.

Em cerimônia realizada na manhã desta sexta-feira, dia 28, no Centro de Eventos Rosa Tânia, no campus sede da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), foi assinada a Ordem de Serviço para início da construção do novo Complexo Esportivo da instituição. O equipamento contará com arena esportiva, quadra poliesportiva, arquibancadas, vestiários, academia e salas para prática de diversos esportes e danças, área administrativa e espaço de convivência, totalizando mais de 22.000 m² de área.

 

"É a maior obra em termos orçamentários da história da universidade", destacou o reitor Camilo Farias. "Será um equipamento moderno, completo e multifuncional. A universidade vai ser modificada com essa obra. Estamos construindo mais do que infraestrutura, estamos ampliando permanência estudantil, promovendo saúde, convivência e qualidade de vida no coração do nosso campus".

 

 

Com projeto elaborado pela Prefeitura Universitária (PU), a obra terá um investimento de R$ 28 milhões, recursos garantidos junto ao Ministério da Educação (MEC) por intermédio do senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB).

 

"Se Deus quiser, daqui a dois anos, vamos fazer a inauguração lá no próprio complexo, que é fundamental para que nós tenhamos, por parte dos nossos alunos, um estímulo a mais à fixação e não à evasão ", comemorou o parlamentar, que também destacou as adversidades do processo. "Por pouco nós não perdíamos esses recursos. Houve uma prorrogação e houve um trabalho eficiente da equipe da UFCG. Imagina se nós perdêssemos 28 milhões? Então, quero agradecer, parabenizar a todos vocês e brindar essa sexta-feira".

 

O reitor também lembrou os obstáculos para que o projeto saísse do papel. "Quando assumimos a gestão, em fevereiro, descobrimos que o recurso estava indisponível. A licitação deveria ter ocorrido em 2024, mas não ocorreu. Com o apoio do senador Veneziano e do MEC, conquistamos um novo prazo. O novo prazo foi junho de 2025. Imaginem, o projeto básico incompleto. Em tempo recorde, a Prefeitura Universitária realizou o projeto básico, produziu todos os projetos executivos, orçamento, licença ambiental e preparou o processo com rigor técnico e velocidade extraordinária. Isso não é pouca coisa. Exige excelência técnica, dedicação, capacidade institucional e a nossa equipe cumpriu esse desafio com competência exemplar", observou.

 

"É justo, também, destacar o papel decisivo da Pró-reitoria de Gestão Administrativa Financeira e da Secretaria de Planejamento e Orçamento da nossa instituição, que seguiram todas as etapas administrativas e de licitação, garantindo fluidez ao processo, atenção às demandas da Procuradoria Federal e segurança jurídica em cada passo. Agradeço igualmente ao Setor de Esportes da Pró-reitoria de Assuntos Comunitários, que acompanhou todo o processo e contribuiu para conceber equipamentos esportivos ajustados à realidade e às necessidades da nossa comunidade", finalizou.

 

A solenidade também contou com a participação do diretor de Desenvolvimento da Rede IFES, do MEC, Juscelino Pereira, da vice-reitora da UFCG, professora Fernanda Leal, da prefeita universitária, professora Larissa Santana, do representante da JZR Construções, engenheiro José Zelito, além de integrantes das comunidades acadêmica e externa.

 

(Ascom UFCG)

registrado em:
Assunto(s): gestão
Fim do conteúdo da página