Ciências Sociais

Licenciatura| Campus Sumé | Noturno | Presencial
Código do curso (E-MEC) 1106595 | Conceito do curso (CC) 4| Conceito preliminar do curso (CPC) 3 | Enade 2 | Índice geral de cursos (IGC) 4

PERFIL DO CURSO / ÁREA DE ATUAÇÃO

O Curso de Licenciatura em Ciências Sociais do CDSA/UFCG objetiva formar professores de Sociologia para a Educação Básica, proporcionando aos alunos egressos uma formação teórica e metodológica nas áreas que compõem este campo científico – a Antropologia, a Ciência Política e a Sociologia – e, ao mesmo tempo, habilitá-los para o trabalho interdisciplinar e multiprofissional, para que estes possam estabelecer relações produtivas com a pesquisa, docência e a prática social.

Seus objetivos específicos são:

a) Formar professores aptos a atuar e refletir criticamente sobre os problemas da realidade social, sobretudo brasileira;

b) Desenvolver habilidades analíticas, interpretativas, argumentativas e discursivas, articuladas com questões de interesse político, social e cultural possibilitando aos alunos uma ampla formação humanística e técnica;

c) Formar educadores para atuação na Educação Básica com competências a fazerem a gestão de processos educativos e a desenvolverem estratégias pedagógicas que visem à formação de sujeitos autônomos e criativos capazes de produzir soluções para questões inerentes a sua realidade, vinculadas à construção de um projeto de desenvolvimento sustentável para o país;

d) Promover o espírito investigativo e o desejo de formação continuada entre os profissionais do ensino de Sociologia numa perspectiva crítica, reflexiva e contextualizada na realidade do Semiárido Brasileiro;

e) Estimular na IES e demais parceiros ações articuladas de ensino, pesquisa e extensão voltadas para demandas do ensino de Sociologia propiciando uma maior integração e troca de saberes e conhecimentos entre Universidade, Escola Pública e Comunidade.

f) Promover atividades que propiciem a participação da comunidade, enquanto sujeitos, na perspectiva de integrar as atividades de ensino e pesquisa com as demandas da comunidade do Semiárido.

g) Fomentar condições para que o ensino, a pesquisa e a extensão estejam articulados no processo formativo, de modo a proporcionar construção coletiva de conhecimento (ensino), resultados referenciados em estudos sistemáticos oriundos de problemas enfrentados pelos educadores (as) (pesquisa) e permanente integração / socialização / comunicação com a comunidade dos conhecimentos produzidos e sistematizados (extensão).

O curso de Licenciatura em Ciências Sociais do CDSA/UFCG integra ao seu Projeto Pedagógico aquele perfil do Licenciado em Ciências Sociais recomendado no documento Diretrizes Curriculares Para os Cursos de Licenciatura em Ciências Sociais (Parecer CNE/CES 492/2001 de 03/04/2001) e que define prioritariamente a atuação dos licenciados em instituições de ensino fundamental, médio e superior, devendo este último respeitar ao estabelecido no Art. 66 da LDB, com a possibilidade de também atuarem como pesquisadores em atividades da área acadêmica ou de outra natureza, bem como em atividades de planejamento, consultoria, formação e assessoria junto a empresas públicas, privadas, organizações não governamentais, governamentais, partidos políticos, movimentos sociais e atividades similares.

DURAÇÃO DO CURSO

8 períodos

VAGAS - 1º SEMESTRE

COORDENAÇÃO