Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Gestão Pública

Tecnólogo de nível superior| Campus Sumé | Noturno | Presencial
Código do curso (E-MEC) 1135705 | Conceito do curso (CC) 4| Conceito preliminar do curso (CPC) 3 | Enade 3 | Índice geral de cursos (IGC) 4


PERFIL DO CURSO / ÁREA DE ATUAÇÃO

 

O curso foi pensado a partir da constituição de uma estrutura diferenciada, singular e dinâmica, conforme as exigências da área. Esta organização visa atender aos objetivos de formação básica geral, treinamento profissionalizante, aplicação do saber, interpretação e elaboração de uma cultura de integração do homem ao meio em que vive.

 

O Curso tem a duração de três anos, contando com atividades e uma infraestrutura que incentivam a prática e a pesquisa. Do ponto de vista metodológico, o curso está organizado com componentes curriculares que desenvolvem conhecimentos, habilidades e competências relacionadas aos estudos e pesquisas na área, bem como a elaboração, definição e concepção de projetos.

 

As bases tecnológicas relacionadas à formação básica desenvolvem competências e habilidades para a gestão de processos públicos, o desenvolvimento da capacidade empreendedora, de pesquisas aplicadas e a inovação tecnológica. Nesta ótica, o curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública – CDSA/UFCG foi pensado de forma a promover a formação multidisciplinar para atender os diversos segmentos da sociedade.

 

O Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública do CDSA/UFCG objetiva propiciar atividades de ensino, pesquisa e extensão sobre a administração pública, proporcionando, assim, uma formação teórica e metodológica nas áreas que compõem este campo científico e, habilitá-los para o trabalho interdisciplinar e multiprofissional, para que estes possam estabelecer relações produtivas com a pesquisa e a prática social, oportunizando, portanto, uma unidade entre teoria e prática que estimulem uma atuação que respeite e permita o direito ao desenvolvimento. Outrossim, pretende dotar o tecnólogo de ferramentas básicas para elaboração, reflexão e prática de projetos de políticas públicas que visem captação de recursos para fomento de políticas públicas, bem como para estruturação das mesmas; formar quadros para atuar em instituições públicas, nas esferas federal, estadual ou municipal. Suas atividades centram-se no planejamento, implantação e gerenciamento de programas e projetos de políticas públicas. Outro objetivo do curso é oferecer sólidos conhecimentos sobre as regulamentações legais específicas do segmento, este profissional busca a otimização da capacidade de governo. O trato com pessoas, a visão ampla e sistêmica da gestão pública, a capacidade de comunicação, trabalho em equipe e liderança são características indispensáveis a este tecnólogo que serão trabalhadas durante o curso.

 

O egresso do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública, do CDSA/UFCG será dotado de uma formação multidisciplinar integrada e crítica sobre a gestão pública, especialmente do semiárido brasileiro, assim, deverá ser um profissional que viabilizará soluções, sendo capaz de planejar, executar e controlar os processos inerentes à administração pública e de interesse social e, também, estar preparado para trabalhar em organizações privadas de interesse social e do terceiro setor, tanto no âmbito municipal, estadual ou federal.

 

Estas competências serão pautadas em sólido conhecimento sobre aspectos legais específicos, excelência na gestão de pessoas e recursos, visão sistêmica, capacidade de comunicação e trabalho em equipe devendo ter, também, capacidade de liderança, capacidade de planejamento, implementação e gerenciamento de programas, projetos e políticas públicas.

 

DURAÇÃO DO CURSO

6 períodos

VAGAS - 1º SEMESTRE

50


COORDENAÇÃO

Tel.: + 55 (83) 3353-1875

Email: gestaopublica.cdsa@graduacao.ufcg.edu.br 

Site: https://www.cdsa.ufcg.edu.br/index.php/superior-de-tecnologia-em-gestao-publica 

Links fluxogramas: http://www.cdsa.ufcg.edu.br/home/arq/documentos/ppc/gestao_publica_fluxograma.pdf 

registrado em:
Fim do conteúdo da página