Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Filosofia

Bacharelado| Campus Campina Grande | Noturno | Presencial
Código do curso (E-MEC) 121366 | Conceito do curso (CC) 4| Conceito preliminar do curso (CPC) 4 | Enade 3 | Índice geral de cursos (IGC) 4


PERFIL DO CURSO / ÁREA DE ATUAÇÃO

 

O bacharelado em Filosofia visa formar um profissional capacitado a trabalhar como pesquisador na referida área. Ademais, ao longo de sua formação, o bacharel em filosofia adquire algumas habilidades específicas, como a capacidade de lidar com conceitos abstratos e textos complexos. Tais habilidades permitem ao egresso uma participação crescente em campos de atividade como a mídia escrita e televisiva, administração pública, entre outros.

 

No caso específico do curso de bacharelado em Filosofia do Centro de Humanidades da Universidade Federal de Campina Grande, essa formação fundamenta-se, sobretudo, na leitura atenta e meticulosa de textos clássicos da Filosofia. Para tanto, o aluno deverá, necessariamente, cursar todo o conjunto de componentes curriculares formadores do Núcleo de Conteúdos Básicos e Profissionais (as chamadas “disciplinas obrigatórias”), que possibilitará a ele transitar por alguns dos temas centrais das diversas áreas da Filosofia. Além disso, há o Núcleo de Conteúdos Complementares Optativos (as “disciplinas optativas”), do qual o graduando deve escolher apenas alguns componentes curriculares para cursar, visando assim direcionar e aprofundar a sua formação em um ou mais temas ou áreas, conforme suas preferências pessoais.

 

Por fim, cabe salientar que, no bacharelado em Filosofia da UFCG, a formação teórica é pensada como articulada a uma prática no mundo, oferecendo, então, ao estudante, meios para abandonar os preconceitos do senso comum, de modo a compreender melhor a significação das criações humanas e, assim, torná-lo mais consciente de si e de suas ações na nossa sociedade.

 

DURAÇÃO DO CURSO

8 períodos

VAGAS - 1º SEMESTRE

20


COORDENAÇÃO

Tel.: + 55 (83) 2101-1206

Email: filosofia.bac.ch@graduacao.ufcg.edu.br 

Site: http://www.ch.ufcg.edu.br/index.php/uacs

Link fluxograma: http://analytics.lsd.ufcg.edu.br/cursosufcg/#/filosofia_bac_n_cg/requisitos

registrado em:
Fim do conteúdo da página