Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Geografia

Licenciatura | Campus Campina Grande | Noturno | Presencial
Código do curso (E-MEC) 120777 | Conceito do curso (CC) 4 | Conceito preliminar do curso (CPC) 3 | Enade 3 | Índice geral de cursos (IGC) 4


Perfil do Curso / Área de atuação

O curso de Geografia da UFCG, campus de Campina Grande, visa a uma formação docente que propicie o conhecimento do arcabouço teórico-metodológico e conceitual da Geografia e a possibilidade de utilizá-lo no ensino básico.

 

Como se trata de conhecimento aplicado à educação, é necessário enfatizar que o curso possibilita a integração do conhecimento específico da Geografia com os da formação pedagógica. Este conhecimento é composto de disciplinas voltadas à educação e ao ensino, visto como um processo fundamental do desenvolvimento social, econômico e que esteja em harmonia com o meio ambiente.

 

O traço marcante do curso é que ele está voltado para a formação do professor do ensino básico; desta forma, o curso vai transpor o conhecimento das ciências geográficas para os níveis de Ensino Fundamental e Médio. Espera-se, portanto, utilizar técnicas, fundamentos filosóficos, teóricos e metodológicos da Geografia que possam trazer uma leitura ou abordagem da relação sociedade-natureza e da organização e produção do espaço geográfico.

 

A disciplina Geografia nos conteúdos do ensino básico deve ter um papel dinâmico, integrativo, investigativo e crítico da sociedade e da natureza. Buscando assim, uma formação do professor que o faça membro ativo de uma educação engajada com uma sociedade mais justa e democrática.

 

Entretanto, para ser um bom professor, é necessário incluir o aluno em atividades de pesquisa, fornecendo a mesma autonomia para elaborar projetos pedagógicos e planos de aula condizentes com o perfil do aluno ao longo dos anos, diversificando as atividades.

 

Com relação às atividades junto à sociedade, é importante o aluno atuar em projetos de extensão devido à necessidade deste como profissional. No que diz respeito à atuação do formando, sua formação contemplará conhecimentos de uma ciência dinâmica, eclética e transformadora, que busca, conjuntamente com uma pedagogia de formação do cidadão, a possibilidade de transformação e melhoria da sociedade brasileira.

 

O Licenciado em Geografia deve ter como perfil um nível de conhecimento crítico que favoreça a interpretação das inter-relações sócioespaciais locais e em escalas mais amplas, analisando as horizontalidades, mas entendendo como ocorrem as verticalidades. Ademais, precisa conhecer as abordagens inerentes à docência, desenvolvendo análises teórico-metodológicas para o Ensino Fundamental e Médio, tornando-se um educador geográfico comprometido com a melhoria da qualidade da Educação Básica e com as mudanças sócioespaciais.

 

Atuar como professor de Geografia do ensino fundamental e médio, em escolas públicas e privadas. Além de trabalhar diretamente com o ensino, o licenciado em Geografia poderá atuar na elaboração e análise de materiais didáticos, bem como na elaboração e assessoria de projetos de pesquisa, ensino e extensão na preparação, acompanhamento e avaliação de atividades extraclasses relacionadas à educação geográfica.

 

Perfil do Egresso

 

Após a sua formação, o licenciado em Geografia deverá estar apto para, no exercício da docência, atender aos seguintes objetivos, contidos no Parecer CNE/CES 492/2001 (p. 10):

 

Compreender os elementos e processos concernentes ao meio natural e ao construído, com base nos fundamentos filosóficos, teóricos e metodológicos da Geografia. Dominar e aprimorar as abordagens científicas pertinentes ao processo de produção e aplicação do conhecimento geográfico.

 

Desta forma, o professor egresso da licenciatura em Geografia deverá ter participação ativa na formação do cidadão, e fazer com que seu alunado possa compreender:

  1. a) Como se organiza a sociedade;
  2. b) Qual o papel do cidadão nessa organização, que envolve as relações sociais com o meio ambiente que o cerca;
  3. c) Como sua ação pode influir de forma positiva nas relações sociais e no uso dos recursos naturais.

Assim, o egresso deve se posicionar para que sua contribuição à educação brasileira seja a de formador de cidadãos comprometidos com uma sociedade mais justa, democrática e que busque viver em harmonia com o meio, com base no desenvolvimento sustentável.

 

Competências e Habilidades

 

O Curso de Geografia da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Campus de Campina Grande, deverá proporcionar ao formando as seguintes habilidades, conforme preconizadas no Parecer CNE/CES 492/2001:

 

  1. a) Gerais:
  • Identificar e explicar a dimensão geográfica presente nas diversas manifestações do conhecimento;
  • Articular elementos empíricos e conceituais, concernentes ao conhecimento científico dos processos espaciais;
  • Reconhecer as diferentes escalas de ocorrência e manifestação dos fatos, fenômenos e eventos geográficos;
  • Planejar e realizar atividades de campo referentes à investigação geográfica;
  • Dominar técnicas laboratoriais concernentes à produção e aplicação do conhecimento geográfico;
  • Propor e elaborar projetos de pesquisa e executivos no âmbito de área de atuação da Geografia;
  • Utilizar os recursos da informática aplicados à elaboração do conhecimento geográfico;
  • Dominar a língua portuguesa de forma a produzir e melhor difundir o conhecimento geográfico;
  • Trabalhar de maneira integrada e contributiva em equipes
  1. b) Específicas:
  • Identificar, descrever, compreender, analisar e representar os sistemas naturais:
  • Identificar, descrever, analisar, compreender e explicar as diferentes práticas e concepções concernentes ao processo de produção do espaço;
  • Selecionar a linguagem científica mais adequada para tratar a informação geográfica, considerando suas características e o problema proposto;
  • Avaliar representações ou tratamentos gráficos e matemático-estatísticos;
  • Elaborar mapas temáticos e outras representações gráficas.
  • Dominar os conteúdos básicos que são objetos de aprendizagem nos níveis fundamental e médio;

Organizar o conhecimento espacial adequando-o ao processo de ensino-aprendizagem em Geografia nos diferentes níveis de ensino.

 

Duração do curso
9 períodos

Vagas - 1º semestre
45


COORDENAÇÃO
Tel.: + 55 (83) 2101-1722/1469 (7h às 13h e 18h30 às 20h)

Email: ch.geografia.n@ufcg.edu.br

Link fluxograma

registrado em:
Fim do conteúdo da página