Página inicial > Em dia > Prêmio Professor Rubens Murillo Marques: inscrições prorrogadas até 05 de agosto
docência

Iniciativa da Fundação Carlos Chagas valoriza experiências educativas de professores de Licenciatura

A FCC (Fundação Carlos Chagas) prorrogou até 5 de agosto, às 14h (horário de Brasília), o período de inscrições da 9ª Edição do Prêmio Professor Rubens Murillo Marques, que valoriza e divulga experiências exitosas realizadas por profissionais que atuam na formação inicial dos futuros professores da educação básica. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas exclusivamente via internet, na página da iniciativa: www.fcc.org.br/fcc/premios/premio-rubens-murillo-marques

Único no Brasil voltado para esse segmento, o Prêmio busca dar visibilidade a práticas didáticas que contribuam com a aprendizagem da docência e aproximem os licenciandos do contexto escolar. Inúmeros estudos indicam que essa conciliação ainda é um desafio a ser enfrentado pelas instituições de ensino superior no país.

Além do mérito e do reconhecimento conferido aos trabalhos, três premiados serão gratificados com um prêmio de R$ 20 mil e um troféu (réplica de escultura da artista plástica Vera Lucia Richter). Uma das novidades da 9ª Edição é que poderão ser submetidos projetos desenvolvidos em 2018 e 2017.

As últimas oito edições receberam mais de 470 trabalhos e reconheceram 24 docentes das cinco regiões brasileiras (11 estados), de instituições públicas e privadas. Como afirma Patrícia Albieri de Almeida, pesquisadora da FCC e uma das coordenadoras do Prêmio, “os premiados tiveram a oportunidade de registrar e compartilhar suas vivências, potencializando o  sentimento  de  que  há caminhos  possíveis  e  alternativas  diversas  no contexto da formação inicial de professores”.

Todos os trabalhos premiados nos anos anteriores podem ser consultados na Série Textos FCC e no site da Fundação:  https://www.fcc.org.br/fcc/premios/premio-rubens-murillo-marques/.

“O lado mais positivo desse prêmio é inspirar novas iniciativas”, diz Thais Aquino, professora da Universidade Federal de Goiás premiada em 2018 com o projeto “Música, estágio e pesquisa: ações formativas com o tema Mulheres na Música”. Thais conta que o projeto começou com uma ideia modesta e acabou maior do que jamais sonhara “como professora de uma universidade do interior do Brasil sobre uma área do conhecimento que é marginal nas escolas brasileiras e ainda com um tema que traz à tona mulheres, fiquei muito feliz com o reconhecimento. Talvez a nossa luta esteja nessa direção agora: trazer à tona essas vozes que seguem silenciadas por alguma ou diversas razões”

Serviço: inscrições gratuitas via formulário on-line de inscrição em www.fcc.org.br

Prazo: de 15 de maio a 29 de julho.

Projetos: descrição da experiência realizada e concluída no ano de 2018 e documentos comprobatórios.

Sobre a Fundação Carlos Chagas: instituição privada sem fins lucrativos, que contribui há mais de 50 anos para o desenvolvimento da formação de professores da educação básica no Brasil, por meio de pesquisas, cursos e prêmios que estimulam e valorizam o profissional docente.

(Ascom FCC)

Assunto(s): docência