Instituições oficializam lançamento do CONECTI
Com assinatura de um Acordo de Cooperação nesta quarta-feira, 7, durante solenidade na sede da CAPES, as instituições que compõem o CONECTI Brasil oficializaram o lançamento do Consórcio Nacional em Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação que vem unificar e padronizar os dados da pesquisa, facilitando o processo e a transparência dos envolvidos.
Os benefícios do CONECTI envolvem toda a comunidade acadêmica. Conforme afirmou Anderson Correia, presidente da CAPES, “em termos práticos, ele dará maior visibilidade aos pesquisadores, tanto nacional, quanto internacionalmente. A CAPES, o CNPq e todas as fundações de pesquisa do Brasil, suas pesquisas, publicações, recursos e equipamentos”.
“Hoje, o pesquisador no Brasil tem que entrar em diversos sistemas. De gestão, de pesquisa, de fomento, de identificação, do currículo... e tem que colocar a própria informação de várias formas e em momentos diferentes”, exemplificou Pilar de Almeida, da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP). “A integração dos sistemas de informação dessas instituições otimiza e muito o tempo do pesquisador e a confiabilidade das informações”, concluiu.
Ações em andamento
Atualmente, o CONECTI já tem ações em andamento, como o projeto de semântica para padronização dos dados e o uso o Orcid, o identificador persistente para pesquisadores que garante a correta identificação do nome da pessoa com os seus produtos.
“O Orcid já está disponível no site da CAPES, para o acesso aos sistemas da CAPES e também no LATTES, do CNPq”, contou Talita Oliveira, coordenadora geral de Atividades de Apoio à Pós-Graduação da CAPES. “É importante que o pesquisador informe o seu Orcid quando for submeter o artigo e informe também esse número dentro dos sistemas da CAPES, do CNPq, porque esse é o primeiro passo para que depois a gente consiga recuperar automaticamente as informações”, destacou.
Instituições do CONECTI
O CONECTI é composto pela CAPES, o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (CONFAP), a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) e a Biblioteca Eletrônica Científica Online (Scielo).
(Capes)
Redes Sociais