Página inicial > Em dia > Superintendente do HUAC defende a ampliação e reforma da UTI
em brasília

Superintendente do HUAC defende a ampliação e reforma da UTI

Solicitação foi feita durante reunião com a bancada federal da Paraíba em Brasília

O superintendente do Hospital Universitário Alcides Carneiro (HUAC), Homero Rodrigues, participou, na noite desta terça-feira, 8, de reunião com a bancada federal da Paraíba, em Brasília, juntamente com outros gestores, a exemplo do governador do Estado, dos prefeitos de Campina Grande e de João Pessoa, e dos reitores da UFCG, da UFPB e da UEPB. Na ocasião, foram apresentados projetos a serem contemplados pelas emendas impositivas de 2020.

Com a palavra, o superintendente fez a defesa da reforma e ampliação da Unidade de Terapia Intensiva Adulto do HUAC/UFCG. “Nosso hospital está instalado numa edificação de quase 70 anos e, como tal, sua estrutura está a reclamar reformas tanto para atender às normas sanitárias como para oferecer espaços adequados para uma formação de alto nível aos nossos alunos, e, assim, atender plenamente sua dupla função: formação de profissionais de saúde e assistência médica”.

O professor Homero Rodrigues explicou que, constantemente, o hospital tem sido obrigado a suspender cirurgias de grande porte por inexistência de leito de retaguarda na UTI. “Estamos para instalar um equipamento moderno de hemodinâmica que possibilitará fazer cateterismo cardíaco - único da região para o SUS - mas que precisa de suporte de leitos de UTI; temos também sido frequentemente demandados por pequenos hospitais do interior do estado, em busca de vagas nas nossas UTI para possibilitar chances de sobrevivência a muitos dos nossos conterrâneos, mas, infelizmente, temos que recusar por inexistência de vaga, dado o nosso limitado número - 10 leitos", disse.

O projeto executivo para essa ampliação está pronto e orçado em 2,5 milhões. “Tenho certeza da sensibilidade dos senhores no acolhimento a esse pleito de caráter coletivo e social", concluiu o professor Homero Rodrigues.

(Ascom HUAC/UFCG)

Assunto(s): em brasília