Página inicial > Em dia > Duzentas mil pessoas foram capacitadas para trabalhar na aplicação do Enem
exame

Duzentas mil pessoas foram capacitadas para trabalhar na aplicação do Enem

As formações para as provas começaram em agosto e encerram-se nos dias de aplicação do exame

Aproximadamente duzentas mil pessoas foram capacitadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) para atuarem na aplicação das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2019. Foram mais de 400 capacitações em todo o Brasil, incluindo treinamentos presenciais.

Na lista de colaboradores que irão trabalhar nos dois dias do exame estão, por exemplo, coordenadores estaduais e municipais do Enem, coordenadores de locais de prova, assistentes e chefes de sala. Além disso, são orientados aplicadores para os participantes que solicitaram atendimento específico e especializado.

Durante as capacitações, foram reforçados os procedimentos padronizados a serem adotados antes e depois das provas, como:

A preparação para aplicação;

A chegada da equipe e a abertura dos malotes;

A entrada dos estudantes;

A entrega das provas nominais;

O procedimento final e as novidades do exame, dentre elas a forma da coleta da digital, que agora será no cartão-resposta; e

A eliminação do participante caso qualquer equipamento eletrônico toque, mesmo dentro do envelope porta-objetos.

Todos os colaboradores passam por uma formação a distância, com duração de vinte horas. Já a modalidade presencial, que ocorreu em todos os estados brasileiros, durou oito horas para os coordenadores estaduais, municipais, de local de provas e assistentes. Nos dias do exame, as capacitações para chefes de sala, aplicadores e aplicadores especializados ocorrem por duas horas.

(MEC)

Assunto(s): exame