Página inicial > Em dia > Maior olimpíada científica do País recebe inscrições até 20 de março
obmep

Maior olimpíada científica do País recebe inscrições até 20 de março

Edição de 2019 teve 18,2 milhões de participantes em 99,7% dos municípios

Faltam nove dias para o fim das inscrições para a maior olimpíada científica do país, a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). As escolas públicas e privadas devem fazer o cadastro dos estudantes exclusivamente pela ficha de inscrição disponível no site da OBMEP, até as 23h59min de 20 de março. Alunos que queiram participar devem entrar em contato com o responsável pela olimpíada na escola. Em 2019, mais de 18,2 milhões de alunos participaram da competição nacional, abrangendo 99,71% dos municípios do país.

As provas da 16ª OBMEP acontecem em 26 de maio e 26 de setembro, e serão distribuídas de acordo com o grau de escolaridade do aluno: Nível 1 (6º e 7º anos), Nível 2 (8º e 9º anos) e Nível 3 (Ensino Médio). Realizada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), a competição é voltada a estudantes dos Ensinos Fundamental (6º ao 9º ano) e Médio. O resultado estará disponível em 8 de dezembro.

Os medalhistas vão ser chamados para participar do Programa de Iniciação Científica (PIC Jr.) como incentivo e promoção do desenvolvimento acadêmico. Alunos da rede pública premiados recebem uma bolsa de Iniciação Científica Jr do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), no valor de R﹩ 100 mensais. Os medalhistas da rede particular poderão participar do PIC Jr como ouvintes. Se for começar algum curso de graduação no primeiro semestre de 2021, o aluno poderá participar do processo de seleção para o PICME, que oferece uma bolsa de Iniciação Científica do CNPqno valor de R﹩ 400.

Criada pelo IMPA em 2005 e realizada com apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), a competição é promovida com recursos do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e do Ministério da Educação (MEC).

Além de descobrir jovens talentos matemáticos, a OBMEP contribui para estimular o estudo da disciplina e promover a inclusão social pela difusão do conhecimento. Em 2019, dos 18,2 milhões de participantes, destacaram-se 598 medalhistas de ouro, 1.746 de prata e 5.183 de bronze, além de 48.133 menções honrosas. Foram premiados ainda professores, escolas e secretarias de educação de municípios que se destacaram por conta do desempenho de estudantes.

(Ascom Impa)

Assunto(s): obmep