Página inicial > Em dia > UFRJ cria canal para denunciar fake news sobre universidade
comunicação

UFRJ cria canal para denunciar fake news sobre universidade

Instituições federais passaram a ser alvo de ataques nas redes sociais principalmente após anúncio de contingenciamento

Após a onda de ataques às universidades públicas nas redes sociais, a Universidade Federal do Rio de Janeiro ( UFRJ ), maior federal do país, resolveu criar um canal para denunciar informações falsas sobre a instituição. Em um formulário em seu site , a UFRJ pede que as pessoas ajudem a universidade a "combater fake news ".

Nesta semana, circulou nas redes sociais uma foto com pessoas nuas que, segundo a legenda, eram estudantes participando de um protesto em uma universidade federal. A informação, no entanto, é falsa.

As universidades federais protagonizaram os protestos contra o governo na semana passada. As manifestações em defesa da educação denunciaram o contingenciamento de 30% do orçamento discricionário (não obrigatório) das instituições. Essa parte da verba é utilizada pelas universidades para pagar conta de luz, limpeza, entre outras despesas relacionadas à manutenção da universidade.

No canal de denúncias, a universidade pede que caso haja desconfiança sobre um conteúdo compartilhado a respeito da instituição, que os usuários da rede reportem a UFRJ sobre a informação.

"Desconfia de que se trata de calúnia ou difamação? Avise-nos!", diz parte do texto da ferramenta.

A UFRJ pede que seja informado o título ou conteúdo da notícia suspeita, e qual o tipo de mídia (texto, vídeo ou áudio). A instituição também solicita o link do conteúdo e questiona se o autor se identifica.

Segundo a instituição, o bloqueio de verbas por parte do Ministério da Educação corresponde a 41% de seu orçamento de custeio. Em entrevista ao GLOBO, o reitor da universidade, Roberto Leher, afirmou que caso o contingenciamento não seja revertido, a universidade pode ter que fechar as portas.

Na segunda-feira, o presidente Jair Bolsonaro garantiu que assinará a nomeação da reitora eleita pela comunidade acadêmica da UFRJ, Denise Pires Carvalho . A confirmação de Denise no cargo era aguardada com expectativa no meio universitário por ser vista como um termômetro da relação do presidente com as universidades federais.

(O Globo)

Assunto(s): comunicação