Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Física

Bacharelado | Campus Campina Grande | Diurno | Presencial
Código do curso (E-MEC) 318388 | Conceito do curso (CC)  -| Conceito preliminar do curso (CPC)  4 | Enade  4 | Índice geral de cursos (IGC) -


Perfil do Curso / Área de atuação

 

O físico é um profissional que, apoiado em conhecimentos sólidos e atualizado em Física, deve ser capaz de abordar e tratar problemas novos e tradicionais e deve estar sempre preocupado em buscar novas formas do saber e do fazer científico ou tecnológico. Com uma visão ética e humanista em todas as suas atividades, a atitude de investigação crítica e criativa, deve estar sempre presente nestas, considerando seus aspectos político, econômico, social, ambiental e cultural.

 

O Curso de Bacharelado em Física da UFCG tem, desde o seu início, buscado a formação de profissionais qualificados para atender à sociedade em que está inserido. Ao mesmo tempo, procura oportunizar ao alunado ferramentas, instrumentos e conhecimentos compatíveis com o mundo atual, globalizado, repleto de questões sociais, passíveis de intervenções, e em mutação constante. Com esta visão abrangente, o perfil do Bacharel que o curso pretende formar transcende a formação básica, no sentido de que o futuro profissional tenha uma visão abrangente do papel social do pesquisador e do educador, visão crítica e histórica da Física, não só no seu estado atual como também nas fases de sua evolução, capacidade de ter um aprendizado continuado, ter a mente aberta para criar e utilizar novas ideias e tecnologias, criar e adaptar métodos típicos das ciências aplicados ao seu ambiente de trabalho, saber estabelecer relações entre a Física e as outras áreas do conhecimento e ser capaz de expressar-se com objetividade, clareza e precisão.

 

Incentiva-se, como uma forma de quebrar o isolamento, a parceria, de modo que o estudante desenvolva a capacidade de trabalhar em equipe (disciplinar ou multidisciplinar). Nesse contexto, espera-se que nosso egresso seja um profissional que não só domine princípios gerais e fundamentais da Física, mas que interaja com fenômenos naturais, processos e equipamentos tecnológicos além de que desenvolva uma ética de atuação profissional. Em outras palavras, esperamos que o profissional por nós formado tenha uma visão global, investigativa, estratégica e sistêmica, sendo capaz de interagir no contexto, não só regional, mas também mundial, como agente de mudança e inovação, respeitando não só o meio-ambiente, como também os princípios de justiça e ética profissional.  

 

Duração do curso
8 períodos

Vagas - 1º semestre
20


COORDENAÇÃO

Tel.: + 55 (83) 2101-1195

Email: secgrad@df.ufcg.edu.br 

Site: https://uaf.ufcg.edu.br/pt-br/

Link fluxograma: https://uaf.ufcg.edu.br/pt-br/bacharelado/fluxograma-e-disciplinas

registrado em:
Fim do conteúdo da página