Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Graduação > Cursos Graduação > Engenharia Florestal
Início do conteúdo da página

Engenharia Florestal

Bacharelado | Campus Patos | Diurno | Presencial
Código do curso (E-MEC) 13456 | Conceito do curso (CC)  | Conceito preliminar do curso (CPC) 3| Enade 2 | Índice geral de cursos (IGC) 4


Perfil do Curso / Área de atuação

 

O engenheiro florestal concilia a exploração econômica das florestas com a sua preservação. Ele elabora projetos de florestamento e reflorestamento para fins industriais, determinando os tipos de árvores mais adequados às necessidades de cada empresa. Planeja o plantio e o corte das árvores e combate os fatores que reduzem a cobertura vegetal de uma área. Realiza estudos e pesquisas sobre a produção e a seleção de sementes, procurando melhorar as características genéticas de cada espécie. Identifica e classifica as diversas espécies de árvores, analisa suas condições de adaptação ao ambiente e desenvolve estudos para a preservação de parques e recursos naturais, a recuperação de áreas degradadas e a avaliação de impactos ambientais causados pela atividade humana, incluindo a educação ambiental e as atividades de extensão rural florestal.

 

Mais recentemente, o engenheiro florestal passou a atuar nos processos de industrialização da madeira e no controle de qualidade de seus produtos, notadamente a celulose e o papel e na agricultura familiar com as práticas agrosilviculturais.

 

A partir das convenções mundiais sobre desenvolvimento e meio ambiente, especialmente no que diz respeito ao aquecimento global, amplia-se a área de ação e o perfil do engenheiro florestal, que passa atuar na recuperação de áreas florestais, visando o sequestro de carbono e ações voltadas para o desenvolvimento sustentável.

 

Duração do curso
10 períodos

Vagas - 1º semestre
40


COORDENAÇÃO

Tel.: + 55 (83) 3511.3015 (7h às 11h/14h às 17h)

Email: florestal.cstr@graduacao.ufcg.edu.br 

Link fluxograma: http://analytics.lsd.ufcg.edu.br/cursosufcg/#/engenharia_florestal_d_pt/requisitos

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página