Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Graduação > Cursos Graduação > Engenharia de Materiais
Início do conteúdo da página

Engenharia de Materiais

Bacharelado| Campus Campina Grande | Diurno | Presencial
Código do curso (E-MEC) 11126100 | Conceito do curso (CC) 3  | Conceito preliminar do curso (CPC) 3 | Enade 3 | Índice geral de cursos (IGC) 4


PERFIL DO CURSO / ÁREA DE ATUAÇÃO

 

O engenheiro de materiais é um profissional multidisciplinar que atua na síntese, processamento e desenvolvimento de materiais, mas também de forma integrada com outras engenharias e áreas do conhecimento no desenvolvimento de projetos e pesquisa. Atua em diversas áreas tecnológicas e setores industriais, trabalhando na gestão e a supervisão técnica de projetos e processos de produção, transformação e uso de materiais. Ele responde por todo o processo produtivo, desde a seleção das matérias-primas, passando pela definição dos métodos mais apropriados para produção do produto final até a especificação do uso mais adequado deste produto.

 

Ademais, o engenheiro de materiais realiza estudos, ensaios e avaliação dos materiais para minimizar custos, garantir a qualidade do produto final, possibilitar a reciclagem dos materiais; e faz prestação de serviços, assistência e consultoria a instituições de ensino, de fomento, de pesquisa e de desenvolvimento científico e tecnológico.

 

O profissional da área da Engenharia de Materiais tem um campo amplo de atuação, podendo trabalhar nas indústrias petroquímicas, siderúrgicas e metalúrgicas, automobilística, de transformação de polímeros, no setor de reciclagem de materiais, em empresas de cimento, vidro e cerâmicas, sendo o setor petroquímico e siderúrgico o que mais contrata engenheiros de materiais. Como os demais engenheiros, o engenheiro de materiais também é muito valorizado no setor financeiro, procurado por bancos e empresas devido à base sólida em matemática e à capacidade de resolver problemas.

 

DURAÇÃO DO CURSO

10 períodos

VAGAS - 1º SEMESTRE 

60


COORDENAÇÃO

Tel.: + 55 (83) 2101.1180

E-mail: materiais.cct@graduacao.ufcg.edu.br 

Site: www.uaema.ufcg.edu.br 

Link fluxograma 

http://analytics.lsd.ufcg.edu.br/cursosufcg/#/engenharia_de_materiais_d_cg/requisitos 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página