Ciências Sociais

Bacharelado| Campus Campina Grande | Diurno | Presencial
Código do curso (E-MEC) 313436 | Conceito do curso (CC) | Conceito preliminar do curso (CPC) 4 | Enade 3 | Índice geral de cursos (IGC) 4

PERFIL DO CURSO / ÁREA DE ATUAÇÃO

O modelo educacional delineado neste projeto busca oferecer aos alunos uma formação abrangente nas áreas de Antropologia, Ciência Política e Sociologia. Nesse sentido, será priorizada a integração entre aprendizagem, pesquisa e extensão e a conciliação das atividades dos cursos de graduação e de pós-graduação, segundo uma concepção metodológica que enfatiza atividades investigativas para aliar teoria e prática, tendo por eixo integrador a análise crítica da sociedade.

Campo de atuação profissional

O trabalho dos cientistas sociais é preponderantemente intelectual. Os profissionais dessa área podem exercer inúmeras atividades, tanto no setor público quanto no setor privado. No seu campo de atuação, estão basicamente as áreas de pesquisa, assessoria, consultoria e planejamento e envolve inúmeras questões que dizem respeito a recursos humanos e organizacionais, meio ambiente, ação coletiva, direitos humanos, planejamento urbano e relações internacionais. Para tanto, operam com vários tipos de pesquisa: social, de mercado, de opinião e sondagens; ordenam análises sociais para órgãos públicos e privados, para sindicatos, partidos políticos, organizações não governamentais (ONGs) e outras instituições voltadas à ação coletiva; trabalham na elaboração de projetos de planejamento urbano; prestam assessoria; capacitam participantes de movimentos sociais; exercem a docência em escolas fundamentais e médias, públicas ou privadas, embora seja esse o campo, prioritariamente, de atuação profissional do licenciado, mas no caso de não preenchimento da vaga de professor nesses espaços, o bacharel pode e deve assumir tal atividade; atuam na vida acadêmica como professores e/ou pesquisadores universitários, após a formação em nível de pós-graduação, prioritariamente em programas de mestrado e doutorado (art. 66, LDB), atuando em cursos de Ciências Sociais, Psicologia, Educação, História, Comunicação Social, Engenharias, Administração entre outros, orientando alunos, realizando pesquisas, dando assessorias na área educacional.

O curso de Bacharelado em Ciências Sociais do CH/UFCG integra ao seu Projeto Pedagógico aquele perfil do bacharel em Ciências Sociais recomendado no documento Diretrizes Curriculares para os Cursos de Bacharelado em Ciências Sociais (Parecer CNE/CES 492/2001 de 09/07/2001) e que define prioritariamente a atuação dos bachareis em instituições de ensino superior, como pesquisadores em atividades da área acadêmica ou de outra natureza, bem como em atividades de planejamento, consultoria, formação e assessoria junto a empresas públicas, privadas, organizações não-governamentais, governamentais, partidos políticos, movimentos sociais e atividades similares.

DURAÇÃO DO CURSO

8 períodos