Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

História

Campus Campina Grande | Mestrado
Conceito Capes 3


Perfil da Pós-Graduação/ Área de atuação

O Programa de Pós-Graduação em História iniciou suas atividades em 2007. O objetivo da pós-graduação é a formação de excelência de docentes, pesquisadores e profissionais, para atuarem na elaboração e difusão do saber e no desenvolvimento da área de História. Oferece curso no nível de mestrado. Possui área de concentração em Cultura e Sociedade e as seguintes linhas de pesquisa:

A Linha Cultura e Cidade busca aproximar as pesquisas e trabalhos que tenham como centro de seus interesses a cidade e suas interfaces. Neste sentido, três aspectos dos estudos sobre a cidade aproximam os seus componentes: as mudanças culturais, as tramas e práticas político-econômicas e as relações e conflitos sociais.

A linha Cultura, Poder e Identidades reúne pesquisadores preocupados com a problemática cultural em sua interface com as relações de poder e a questão das identidades/alteridades, a partir de aspectos como: a preocupação em estudar as culturas do povo para além da dicotomia erudito/popular e com vistas à apreensão de que as tensões e/ou conflitos sociais devem ser pensados especialmente em termos simbólicos; as práticas e representações recortadas do cotidiano do mundo social; estudo dos significados simbólicos inscritos nas ações e no pensamento dos homens e mulheres e sua leitura como um texto.

A linha História Culturas dos Espaços Educativos se organiza em torno de investigações sobre a história cultural das práticas educativas e das sociabilidades, com o objetivo de pesquisar campos temáticos como: cultura escolar e escolarização, formação, prática e discursos profissionais, bem como espaços/lugares de produção de práticas e de discursos e de identidades, a exemplo dos hospitais, seminários teológicos, instituições de pesquisa, organizações voluntárias e filantrópicas, associações profissionais e sociedades científicas, instituições de cuidado e disciplina e a produção de sujeitos.

Modalidade: Acadêmico


COORDENAÇÃO
Tel.: (83) 2101-1742

(8h às 12h e 14h às 17h)

Email: ppgh@ufcg.edu.br

Site: http://ppgh.ufcg.edu.br/index.php

 

Fim do conteúdo da página