Página inicial > Pós-Graduação > Cursos Pós > Linguagem e Ensino

Campus Campina Grande | Mestrado Acadêmico
Conceito Capes 4

Perfil da Pós-Graduação/ Área de atuação

O Programa de Pós-Graduação em Linguagem e Ensino (PPGLE) originou-se como proposta de continuidade da atuação de docentes do antigo Departamento de Letras (Universidade Federal da Paraíba), hoje Unidade Acadêmica de Letras (Universidade Federal de Campina Grande - UFCG), na Pós-Graduação em Letras daquele departamento. Após criação da UFCG, em 2002, esse grupo de docentes formulou e encaminhou à CAPES a proposta de criação de um Programa de Pós-Graduação, nomeado como Linguagem e Ensino, com uma área de concentração – Ensino-aprendizagem de língua e literatura – com duas linhas de pesquisa: Língua(gem) em contexto de Ensino e Literatura e Ensino. A primeira reunia os professores com formação especializada em língua materna (Português) e em língua estrangeira (Inglês, naquela época) e a segunda, os professores com formação em Literatura. Após visitas e acompanhamento da CAPES, durante o ano de 2003, a proposta foi finalizada, resultando em sua aprovação e credenciamento pelo Comitê Técnico-Científico da CAPES, em reunião realizada em fevereiro de 2004, com início de suas atividades em agosto do mesmo ano.

Desde 2017, o Programa está estruturado em duas áreas de concentração e quatro linhas de pesquisa, a saber:

Área de Concentração ESTUDOS LITERÁRIOS

Linha de Pesquisa 1 - Ensino de Literatura e Formação de Leitores

Linha de Pesquisa 2 - Práticas Leitoras e Diversidade de Gêneros Literários

Área de Concentração ESTUDOS LINGUÍSTICOS

Linha de Pesquisa 3 – Ensino de Línguas e Formação Docente

Linha de Pesquisa 4 – Práticas Sociais e Culturais de Linguagem

O PPGLE funciona até o momento apenas com curso de Mestrado e até 2018 formou 240 Mestres com perfil acadêmico. O foco da sua organização didático-científica é pesquisa sobre as relações entre língua(gens) e ensino, sendo, por isso mesmo, um dos poucos Programas no Brasil, na área de Literatura e Linguística a formar pesquisadores com essa especialidade.

Modalidade: Acadêmico

COORDENAÇÃO
Tel.: (83) 2101.1566 (7h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30)

E-mail: coord_ppgle@ufcg.edu.br