Página inicial > Últimas Notícias > Professora da UFCG profere palestra em Congresso Brasileiro de Ciência do Solo
campus sumé

Professora da UFCG profere palestra em Congresso Brasileiro de Ciência do Solo

Ela falou das atividades promovidas no Espaço de Educação em Solos do campus Sumé

• Publicado: Quinta, 25 de Julho de 2019, 09h18

A professora Adriana Meira Vital, do campus Sumé da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), proferiu, na última terça-feira, dia 23, palestra com o tema “Práticas tradicionais versus inovadoras na Educação em Solos”, na XXXVII edição do Congresso Brasileiro de Ciência do Solo (CBCS), realizado em Cuiabá-MT.

No decorrer da palestra, a professora Adriana discutiu sobre a importância da Educação em Solos e apresentou as diferentes práticas pedagógicas desenvolvidas pelos projetos de popularização do ensino do solo no Brasil, com ênfase nas atividades promovidas no Espaço de Educação em Solos do campus Sumé.

A palestra fez parte da programação do Simpósio Educação em solos - ideias e ações, que teve como moderadora a Professora Ivaniza Lazzarotto (UFMT) e contou com a participação das professoras Adriana Ribon (UEG) e Carmem Miranda (UNIVASF). O evento é reconhecido nacionalmente como o principal da grande área de Ciências do Solo no Brasil.

Na oportunidade, disse a professora: "Realizamos uma grande exposição no Espaço de Educação em Solo, apresentando nossas práticas para popularização do ensino do solo, onde foram mostrados os pedons didáticos, os jogos de solos, a colorteca e as telas pintadas com geotinta. A exposição foi super visitada e referenciada pelos presentes".

Durante o congresso, a professora Adriana também apresentou um trabalho na modalidade oral intitulado “Analisando expressões artísticas com o solo”, desenvolvido pela equipe do Projeto Solo na Escola/UFCG, em parceria com a professora Marta Tamires e estudantes da Escola Estadual Manoel Honorato Sobrinho de Coxixola-PB.

“O resultado alcançado mostra, mais uma vez, a relevância das ações do Projeto Solo na Escola/UFCG como proposta para a popularização do solo em diferentes segmentos desenvolvidos na região do Cariri, possibilitando uma nova leitura dos recursos e a adoção de posturas proativas que estimulem o uso sustentável e a valorização do solo, tanto quanto a contribuição para a formação profissional de graduandos envolvidos no projeto, que são os agentes multiplicadores da proposta de popularização do solo”, explica a professora.

Congresso - Com a temática central “Intensificação sustentável em sistemas de produção” o CBCS, que acontece até a próxima sexta-feira, dia 26, reúne importantes pesquisadores, estudantes, profissionais, extensionistas e produtores rurais que discutirão sobre o papel central das práticas de manejo do solo visando assegurar a sustentabilidade da produção agrícola.

O  evento é promovido pelo Núcleo Regional Centro-Oeste (NRCO) da Sociedade Brasileira de Ciência do Solo (SBCS), com realização da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), em parceria com a Universidade Federal de Goiás, EMBRAPA, IFMT, UNEMAT e outras instituições regionais de pesquisa, ensino e extensão.

Ascom CDSA/UFCG

Assunto(s): campus sumé