Professora da UFCG profere palestra em Congresso Brasileiro de Ciência do Solo
Ela falou das atividades promovidas no Espaço de Educação em Solos do campus Sumé
A professora Adriana Meira Vital, do campus Sumé da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), proferiu, na última terça-feira, dia 23, palestra com o tema “Práticas tradicionais versus inovadoras na Educação em Solos”, na XXXVII edição do Congresso Brasileiro de Ciência do Solo (CBCS), realizado em Cuiabá-MT.
No decorrer da palestra, a professora Adriana discutiu sobre a importância da Educação em Solos e apresentou as diferentes práticas pedagógicas desenvolvidas pelos projetos de popularização do ensino do solo no Brasil, com ênfase nas atividades promovidas no Espaço de Educação em Solos do campus Sumé.
A palestra fez parte da programação do Simpósio Educação em solos - ideias e ações, que teve como moderadora a Professora Ivaniza Lazzarotto (UFMT) e contou com a participação das professoras Adriana Ribon (UEG) e Carmem Miranda (UNIVASF). O evento é reconhecido nacionalmente como o principal da grande área de Ciências do Solo no Brasil.
Na oportunidade, disse a professora: "Realizamos uma grande exposição no Espaço de Educação em Solo, apresentando nossas práticas para popularização do ensino do solo, onde foram mostrados os pedons didáticos, os jogos de solos, a colorteca e as telas pintadas com geotinta. A exposição foi super visitada e referenciada pelos presentes".
Durante o congresso, a professora Adriana também apresentou um trabalho na modalidade oral intitulado “Analisando expressões artísticas com o solo”, desenvolvido pela equipe do Projeto Solo na Escola/UFCG, em parceria com a professora Marta Tamires e estudantes da Escola Estadual Manoel Honorato Sobrinho de Coxixola-PB.
“O resultado alcançado mostra, mais uma vez, a relevância das ações do Projeto Solo na Escola/UFCG como proposta para a popularização do solo em diferentes segmentos desenvolvidos na região do Cariri, possibilitando uma nova leitura dos recursos e a adoção de posturas proativas que estimulem o uso sustentável e a valorização do solo, tanto quanto a contribuição para a formação profissional de graduandos envolvidos no projeto, que são os agentes multiplicadores da proposta de popularização do solo”, explica a professora.
Congresso - Com a temática central “Intensificação sustentável em sistemas de produção” o CBCS, que acontece até a próxima sexta-feira, dia 26, reúne importantes pesquisadores, estudantes, profissionais, extensionistas e produtores rurais que discutirão sobre o papel central das práticas de manejo do solo visando assegurar a sustentabilidade da produção agrícola.
O evento é promovido pelo Núcleo Regional Centro-Oeste (NRCO) da Sociedade Brasileira de Ciência do Solo (SBCS), com realização da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), em parceria com a Universidade Federal de Goiás, EMBRAPA, IFMT, UNEMAT e outras instituições regionais de pesquisa, ensino e extensão.
Ascom CDSA/UFCG
Redes Sociais