Página inicial > Últimas Notícias > Alunos do curso de Medicina da UFCG são recepcionados pelo HUAC
hospital universitário

Alunos do curso de Medicina da UFCG são recepcionados pelo HUAC

Evento aconteceu no auditório Dr. Everaldo Lopes

• Publicado: Quarta, 07 de Agosto de 2019, 15h40

O Hospital Universitário Alcides Carneiro (HUAC) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), vinculado à Rede Ebserh, deus as boas-vindas aos estudantes da turma 78 do curso de Medicina da UFCG, que, a partir de agora, terão suas aulas dentro do hospital.

O reitor da UFCG, Vicemário Simões, frisou durante sua fala a evolução pela qual o HUAC tem passado, tanto no número de serviços prestados quanto de pessoal; além de destacar a importância do hospital na formação dos estudantes.

“Para se sobressair em uma carreira, você tem que ser o melhor. Assim, o hospital universitário quer contribuir para que vocês saiam daqui os melhores profissionais possíveis”, comentou o superintendente do HUAC, Homero Rodrigues. Na ocasião, também foi pontuada a necessidade da comunicação com o paciente. “Nenhum aparato tecnológico vai substituir o contato com o paciente”, disse.

Também participaram do evento o Coordenador Administrativo e a Coordenadora do curso de Medicina da UFCG, Valdir Cesarino e Deborah Dantas, a Gerente de Atenção à Saúde do HUAC, Consuelo Padilha, e alguns dos novos professores da turma 78. A Gerente de Ensino e Pesquisa, Alana Abrantes, da mesma forma, deu as boas-vindas aos alunos.

Em nome de todos os colegas, a estudante Shammara Araújo se manifestou durante o evento. “Sonhamos com este momento desde o primeiro dia de aula. Sabemos que o caminho está apenas começando, mas nosso desejo de aprender é imenso”.

Além das palavras de acolhimento dos presentes, o evento contou com muita música, lanches, entrega de chaveiros e um momento em que os alunos vestiram seus novos jalecos do HUAC.

“Medicina é a expressão máxima da empatia”

A frase acima foi de um trecho do texto escrito pela aluna Dione David e lida pelo representante da turma Gabriel Medeiros. Dione, filha de agricultores e com sete irmãos, vinda do sertão do estado, relatou todas as dificuldades pelas quais passou para conseguir cursar medicina. “Nessa caminhada aprendi que medicina não é glamour, é luta; não é status, é responsabilidade”, afirmou.

Dione também falou sobre o momento de começar a ter as aulas dentro do hospital universitário. “É uma sensação de satisfação, e, acima de tudo, de gratidão, porque eu sonhava muito com isso”.

(Ascom HUAC/UFCG)