Página inicial > Últimas Notícias > Aula inaugural na UFCG contará com participação da professora e ex-ministra Nilma Lino Gomes
centro de humanidades

Evento será realizado nesta terça, dia 3, às 19h, no Centro de Humanidades

• Publicado: Segunda, 02 de Setembro de 2019, 10h35

Nesta terça-feira, dia 3, o Centro de Humanidades (CH) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) promoverá a Aula Inaugural do semestre 2019.2 com palestra da pedagoga, ex-ministra e professora da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Nilma Lino Gomes. O evento é aberto à comunidade acadêmica e será realizado no Auditório do Centro de Extensão José Farias da Nóbrega, campus sede, às 19h.

Com o tema “Quando o movimento negro reeduca a sociedade e a universidade”, a palestra da professora irá abordar a pauta antirracista no ambiente educacional brasileiro. Na ocasião, haverá o lançamento da obra de sua autoria, intitulada “O movimento negro emancipador: saberes construídos nas lutas por emancipação” (Editora Vozes). O lançamento acontecerá a partir das 17h30min.

Palestrante

Militante do movimento negro há mais de três décadas, Nilma acumula em seu currículo títulos de destaque na área. Foi presidente da Associação Brasileira de Pesquisadores Negros (ABPN), entre os anos de 2004 e 2006, e a primeira mulher negra do País a comandar uma universidade pública federal - a Universidade Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), de 2013 a 2014.

Pedagoga, mestre em Educação, doutora em Antropologia Social, pós-doutora em Sociologia e escritora, foi ministra da Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir), em 2015, e do Ministério das Mulheres, da Igualdade Racial, da Juventude e dos Direitos Humanos no ano seguinte. Atualmente é docente da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e pesquisadora das áreas de educação e diversidade étnico-racial, com ênfase na atuação do movimento negro brasileiro.

Assunto(s): centro de humanidades