Página inicial > Últimas Notícias > Hospital Universitário realiza mutirão de colonoscopias
huac

Hospital Universitário realiza mutirão de colonoscopias

A campanha Setembro Verde pretende conscientizar sobre a prevenção do câncer de intestino

• Publicado: Terça, 17 de Setembro de 2019, 13h42

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), a estimativa para o biênio 2018/2019 é de 36.360 novos casos de câncer de intestino, sendo 17.380 em homens, e 18.980 em mulheres. O aumento em relação à 2017 é de, aproximadamente, 6%. Já na Paraíba, os números são: 140 novos casos em homens, e 180, em mulheres.

Como forma de conscientizar a população acerca da prevenção do câncer de intestino, a Sociedade Brasileira de Coloproctologia (SBCP), realiza, todos os anos, a campanha Setembro Verde.

O Hospital Universitário Alcides Carneiro (HUAC-UFCG) da Universidade Federal de Campina Grande e vinculado à Rede Ebserh, como forma de aderir à campanha, vai realizar um mutirão de colonoscopias, dos dias 23 a 27 deste mês. A ação é uma iniciativa da Unidade de Cirurgia Geral, através de seus Cirurgiões Coloproctologistas, e da Unidade de Diagnóstico por Imagem, com os médicos endoscopistas.

A colonoscopia é a melhor forma de detectar o câncer de intestino em estágios iniciais. A SBCP recomenda que, mesmo sem apresentar sintomas, as pessoas com mais de 50 anos façam o exame.

Segundo o médico Uirá Coury, chefe da Unidade de Cirurgia Geral do HUAC, o mutirão tem como objetivo adiantar a realização de colonoscopias já agendadas, além de realizar novos exames.

É importante destacar que os exames realizados no HUAC são marcados através do Sistema Nacional de Regulação (SISREG), da Secretaria de Saúde de Campina Grande.

Entenda mais sobre o câncer de intestino

Abrange os tumores que surgem no intestino grosso (cólon e reto) e no ânus. Também conhecido como câncer colorretal, é o segundo tipo de câncer mais frequente nas mulheres, e o terceiro, em homens.

Apesar de mais comum entre pessoas de 50 a 70 anos, se diagnosticado no início, as chances de cura superam os 95%.

- Dor ou desconforto abdominal

- Perda de peso sem causa

- Alteração do hábito intestinal

- Sangue ou alteração na forma das fezes