Página inicial > Últimas Notícias > Nova espécie de rã amazônica é descoberta por cientista da UFCG
pesquisa

Nova espécie de rã amazônica é descoberta por cientista da UFCG

Pesquisa foi realizada em parceria com pesquisadores de instituições do Acre, São Paulo, Minas Gerais e Peru

• Publicado: Terça, 01 de Outubro de 2019, 14h56
imagem sem descrição.

Uma nova espécie de rã amazônica foi descoberta pelo professor Marcelo Nogueira de Carvalho Kokubum, da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), campus Patos, e publicada em um artigo na BioOne Complete, um banco de dados com mais de 200 títulos assinados e de acesso aberto nas ciências biológicas, ecológicas e ambientais.

A nova espécie do gênero Adenomera, pequenas rãs que alcançam no máximo 3cm, foi batizada de Adenomera chicomendesi, uma homenagem a Francisco Alves Mendes Filho, mais conhecido como Chico Mendes, em reconhecimento pelos seus esforços e sacrifícios como ambientalista na floresta amazônica. A rã descoberta se distingue de todas as outras 19 espécies do gênero já descritas pelo canto e pela morfologia, tendo as pontas dos dedos expandido em pequenos discos. Sua distribuição está associada à região amazônica abrangendo o Brasil ocidental (estado do Acre), sudeste do Peru e o centro-norte da Bolívia.

O trabalho de campo foi realizado durante dois anos, entre 2017 e 2018. Para o pesquisador, a descoberta desta espécie na Amazônia e no Brasil demonstra que há muito o que ser descoberto e estudado sobre a nossa biodiversidade.

“Nosso intuito é conhecer o mais rápido possível estas espécies, antes que elas seja extintas. Outro fator é a rápida destruição dos nossos biomas e a Amazônia, nestes últimos meses, é um dos biomas que está mais sendo devastado pela ação humana, seja pela agricultura ou pecuária. Neste sentido, a divulgação da descoberta desta nova espécie reforça a importância da preservação da Amazônia e de outros biomas, além de alertar para a rápida destruição que estamos observando”, ressalta.

O artigo foi publicado em parceria com pesquisadores de instituições do Acre, São Paulo, Minas Gerais e Peru.

Confira aqui o artigo completo.

(Ascom UFCG)