Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Começa a programação da Semana de Fotografia da UFCG e UEPB
Início do conteúdo da página
grão-fino

Começa a programação da Semana de Fotografia da UFCG e UEPB

 

  • Publicado: Quarta, 30 de Outubro de 2019, 07h47

Começa nesta quarta-feira, 30 de outubro, a programação da Grão Fino: Semana de Fotografia. O evento, que se estende até o dia 1º de novembro, contará com quatro exposições fotográficas em sua programação. As exposições contemplam gêneros distintos, como a fotografia documental, fotografia de rua, retratos e fotografia artística.

 

A primeira, Vai Fumaça para onde eu mandar... do fotógrafo Rennan Peixe, é composta por sete fotografias documentais que remetem à tradição religiosa Jurema Sagrada, no intuito de desmistificar a demonização sobre as religiões de matriz afro-indígena. A exposição foi construída a partir da vivência dos cultos à religião na busca de registrar a ancestralidade através da fotografia.

 

Com o objetivo de registrar o marasmo do cenário urbano de Campina Grande em um domingo chuvoso, um grupo de fotógrafos saiu às ruas da cidade para realizar essas captações, formando a segunda série fotográfica Liberdade Aprisionada do evento, com 11 fotografias. Esta exposição coletiva (dos fotógrafos Aderaldo Ferreira, Ana Júlia Morais, Bruno Rafael, Danielly Inô, Eduardo Lima, Gregório Filho, Karine Viana, Lucas Emanuel, Mateus Oliveira, Vitória Félix e Waldir Soares), foi supervisionada pelo professor Sóstenes Lopes e marcou as comemorações dos 150 anos da Fotografia. As imagens da exposição Liberdade aprisionada foram impressas pela MegaAlbum encadernadora. Houve uma votação das redes sociais da MegaAlbum para definir as três imagens que iriam ganhar a impressão em metacrilato, material de maio durabilidade e usada para fotos usadas em decoração.

 

A terceira exposição, Ave de Prata, do fotógrafo Aladim Monteiro, é uma série de fotografias de retratos produzidas com Elba Ramalho em 2012. A exposição, feita para celebrar os 40 anos de carreira da cantora, foi inspirada nos 4 elementos da natureza e são apresentadas em telas impressas em tecido, fazendo com que o espectador possa ter uma experiência visual e sensorial. O título faz referência ao álbum de estreia de Elba de 1979.

 

O fotógrafo e artista visual Leandro Pereira da costa produziu para o Festival de Fotografia Grão Fino a quarta exposição do evento, Leandro Pereira: Foto-Poética, uma série de fotografias artísticas que se apropria de diversas linguagens retratando a liberdade de pontos de vista e democracia. A obra representa a síntese da trajetória do fotógrafo marcada pelo forte vínculo com outros meios.

 

O evento é uma realização conjunta dos cursos de Jornalismo da UEPB e Arte e Mídia da UFCG, com o apoio da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (Fapesq) e parceria da Mega Álbum Encadernações Fotográficas.

 

Mais informações podem ser obtidas no perfil oficial do evento no Instagram (www.instagram.com/graofino.fotografia). As inscrições para o evento são gratuitas e podem ser feitas pelo site www.doity.com.br/graofino.

 

(Assessoria do evento)

registrado em:
Assunto(s): grão-fino
Fim do conteúdo da página