Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > HUAC adquire scanner para auxiliar profissionais durante punção de veias
Início do conteúdo da página
saúde

HUAC adquire scanner para auxiliar profissionais durante punção de veias

Equipamento, que deve minimizar sofrimento de pacientes, começa a ser utilizado no hospital nesta quinta-feira (24)

  • Publicado: Quinta, 24 de Janeiro de 2019, 15h07
imagem sem descrição.

Você conhece alguém que já passou pelo desconforto de receber várias agulhadas para tomar algum medicamento ou soro porque o profissional não encontrava a veia? Provavelmente sim. Esta semana, integrantes da equipe de enfermagem do Hospital Universitário Alcides Carneiro (HUAC-UFCG), vinculado à Universidade Federal de Campina Grande e à Rede Ebserh, participaram de um treinamento que deve minimizar esse problema.

Isso porque o HUAC adquiriu, recentemente, um visualizador de veias que utiliza uma câmera infravermelha e um projetor, trazendo a imagem das veias praticamente em tempo real, o que auxilia a equipe assistencial, principalmente do setor de enfermagem, nas punções venosas periféricas. Também conhecido como “scanner de veia”, o aparelho é portátil, possui imagem em alta definição e começa a ser utilizado nesta quinta-feira (24), após o período de capacitação via teleconferência, ministrada por uma especialista clínica da empresa fornecedora do produto.

Para a chefe da Unidade de Diagnóstico por Imagem, Ana Maria Cabral, a expectativa é que a aquisição do visualizador de veias auxilie a equipe do Hospital Universitário a minimizar o sofrimento causado pelas várias tentativas de punção venosa periférica, principalmente em pacientes oncológicos.

“Também deve reduzir número de acesso venoso central, evitando complicações relativas a esse procedimento, tais como infecções. Inicialmente será analisado o impacto que o equipamento fará na assistência, para então pensarmos na possibilidade de aquisição de outro aparelho, conforme necessidade assistencial”, explicou Ana Maria.

O scanner funciona por meio da emissão de luz infravermelha. Quando colocada sobre a pele do paciente, a luz facilita a visualização da veia e, até mesmo, de fluidos que passam por ela. Além disso, o aparelho também permite identificar qual a melhor veia para o procedimento em questão.

Sobre a Ebserh - Desde dezembro de 2015, o HUAC-UFCG é filiado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), estatal que administra atualmente 40 hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

(Ascom HUAC/UFCG)

registrado em:
Assunto(s): saúde
Fim do conteúdo da página