Página inicial > Últimas Notícias > Professora é convidada para ser pesquisadora associada na Universidade Sorbonne
história

Professora é convidada para ser pesquisadora associada na Universidade Sorbonne

Juciente Ricarte Apolinário fará parte de programa de pesquisa relacionado às culturas dos países de Língua Portuguesa

• Publicado: Terça, 05 de Novembro de 2019, 14h40

A professora Juciene Ricarte Apolinário, do Programa de Pós-graduação em História da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), foi convidada para fazer parte como pesquisadora associada da Universidade Sorbonne, Paris 3, na França, como membro da unidade de pesquisa Centre de Recherches sur les Pays Lusophones (CREPAL).

O convite partiu de Brigitte Thierion, uma das coordenadoras de projetos da CREPAL, que desenvolve programas de pesquisa relacionados às culturas dos países de Língua Portuguesa, especialmente, estudos sobre Literatura, Museus e Coleções Indígenas.

Há oito anos, a pesquisadora está oficialmente vinculada ao Centro de Humanidades da Universidade Nova de Lisboa, em Portugal, na qual criou o grupo de pesquisa Seminário Permanente Mundos Indígenas, que gerou como fruto o Congresso Internacional Mundos Indígenas (COIMI), objetivando construir uma maior rede colaborativa em âmbitos nacional e internacional entre Portugal, Brasil, Espanha e França para as discussões interdisciplinares sobre a história dos povos indígenas da América e a questão dos espaços ambientais, conhecimentos e territórios indígenas.

O COIMI é um evento bianual e neste ano de 2019 vai para sua terceira edição na Europa passando pelos países França, Espanha e Portugal. E em 2020, o evento voltará para a América Latina.

Nos dias 5 e 6 de dezembro, em mais uma ação visando contemplar atividades acadêmicas de cooperação e produção de artigos científicos em revistas internacionais entre investigadores da UFCG e de Portugal, a professora Juciene irá coordenar a implantação do Grupo de Pesquisa Interdisciplinar Seminário Permanente História Ambiental, Ciência, Circulação de Plantas e Saúde na Universidade Nova de Lisboa.

Assunto(s): história