Página inicial > Últimas Notícias > Projeto multidisciplinar da UFCG estimula o empreendedorismo na graduação
baião de três

Projeto multidisciplinar da UFCG estimula o empreendedorismo na graduação

Aulas reúnem professores e estudantes dos cursos de Administração, Ciência da Computação e Design

• Publicado: Terça, 03 de Dezembro de 2019, 10h24

Baião de Três. Este é o nome de um projeto que nasceu em 2014, na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), e reúne alunos e professores de Administração, Design e Tecnologia. Coordenado pelos professores Cleone Souza (Design), Hyggo Almeida (Computação), Verônica Macário (Administração) e, mais recentemente, com a participação da professora Suzanne Correia (Administração), a disciplina promove o aprendizado da Educação Empreendedora.

No decorrer das aulas e com os conteúdos apresentados, os alunos formam grupos-empresas que participam de atividades vicenciais com foco na prática de formação de startups. Ao final do semestre, os estudantes apresentarão seus projetos para uma banca de avaliadores formados por integrantes do Sebrae, empreendedores, pessoas vinculadas a startups.

Neste período 2019.2, o encerramento da disciplina e a apresentação dos modelos de negócios acontecerão na próxima segunda-feira, dia 8, no Sebraelab, localizado no bairro do Catolé, das 14h às 18h.

Ao final, o projeto vencedor pode contar com o apoio da Incubadora Tecnológica de Campina Grande da Fundação Parque Tecnológico da Paraíba (ITCG/PaqTcPB).

Gustavo Melo, 23 anos, aluno do 7º período do curso de Design, é um dos 40 alunos que está finalizando a disciplina e conta como está sendo sua experiência. “Deu para aprender muita coisa. A principal delas foi como se comportar ao criar um projeto. São muitas etapas e a gente aprende a trabalhar em equipe, prazos. Entramos em contato com outras visões, outras formas de trabalhar para tentar chegar a uma solução”, conta, revelando que o projeto que será apresentado por sua equipe tem foco na melhoria da infraestrutura de ruas, voltado para os moradores.

Outro aluno entusiasmado com a disciplina foi Antônio Pedro de Abreu, de 23 anos, aluno do 9º período do curso de Ciência da Computação, que optou pela disciplina para ampliar seus conhecimentos em outras áreas. Ele, que juntamente com sua equipe elaborou um projeto de organização de festas de formatura para pessoas de baixa renda, destaca a importância o aprendizado com pessoas de outros cursos. “Aprendi com o pessoal de Design o uso das cores e suas funcionalidades e com Administração a calcular os custos do projeto e fazer cálculos de projeção de ganhos”, revela.

Para os professores, integrantes do projeto, os ganhos da interdisciplinaridade são imensos. “É muito bom em termos de vivência porque os alunos acabam vivenciando um mundo mais real. Escrever um plano de negócios. Fazer um estudo de viabilidade técnica para saber se o projeto vai acontecer ou não. Outro crescimento é o desafio de trabalhar com pessoas de outros cursos, pessoas que nunca virar ou interagiram”, destaca a professora Cleone Souza, umas das idealizadoras do projeto em parceria com o professor Hyggo Almeida.

“A gente consegue dar o primeiro passo. Abrir a mente do alunos para o que pode ser feito do ponto de vista de empreendimento. Não necessariamente para abrir uma empresa, mas para ter um pensamento empreendedor. Ter um pensamento macro”, esclarece o professor Hyggo, enfatizando os ganhos da interdisciplinaridade não só para os alunos, mas também para os professores. “A universidade precisa se reinventar constantemente. Quando mais a gente interagir com outras áreas mais a gente vai ter entendimento quais são as demandas para podermos dar suporte. Essa complementaridade é indispensável independente de qual tipo de trabalho você vai fazer. Isso amplia não só a visão dos alunos, mas da gente também, que acaba aprendendo um pouco mais”.

A questão social também é uma preocupação do projeto. “Nossa proposta é idealizar um negócio social para que eles tenham noção dessa nova vertente, dessa nova realidade de mercado. Você alertar seu aluno não só pelos aspectos de empreendedorismo, mas pelos aspectos sociais do mercado. Não é só o lucro pelo lucro, mas é também pensando numa responsabilidade social”, diz.

Quer conhecer um pouco mais sobre o projeto, acesse o site http://www.baiaodetres.org/ ou acompanhe pela rede social https://www.instagram.com/baiaodetresufcg/.

Todos os modelos de negócio apresentados pelos alunos desde o início do projeto também podem ser vistos no Youtube - https://www.youtube.com/channel/UCs860HqMCOe9C06Uk5YUMNw/videos

Assunto(s): baião de três