Página inicial > Últimas Notícias > HUJB atende 180 homens em ação de prevenção ao câncer de próstata
cajazeiras

HUJB atende 180 homens em ação de prevenção ao câncer de próstata

Foram realizadas consultas especializadas, exames laboratoriais e de imagem dentre outros procedimentos

• Publicado: Sexta, 06 de Dezembro de 2019, 14h59

O Hospital Universitário Júlio Bandeira (HUJB), vinculado à Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e filiado à Rede Ebserh, realizou durante o último mês, uma série de atividades alusivas à campanha Novembro Azul, mês mundial de referência para cuidados com a saúde da população masculina, em especial, ações de prevenção e de diagnóstico do câncer de próstata. Foram atendidos 180 homens (pacientes e colaboradores do hospital e da UFCG) que realizaram procedimentos de exame clínico com toque retal, ultrassom de vias urinárias e exames laboratoriais.

Houve ainda atividades de esclarecimento, em sala de espera no ambulatório de urologia, sobre temas relacionados a saúde integral do homem envolvendo a comunidade acadêmica e profissionais do HUJB.

O encerramento das atividades aconteceu com a realização do I Painel pela Saúde Integral do Homem, realizado no auditório da UFCG, com as palestras “Saúde do Trabalhador: Síndrome de Burnout”, ministrada pelo médico do trabalho Osvaldo Martins Filho, “Abordagem de Infecções Sexualmente Transmissíveis no Homem”, ministrada pelo infectologista Ramiro Moreira, e “Saúde Integral do Homem com ênfase no Rastreamento do Câncer de Próstata”, ministrada pelo urologista Petrônio Eduardo.

Sobre a campanha

O Novembro Azul, é o mês mundial de referência para cuidados com a saúde da população masculina. O câncer de próstata é o tipo mais comum entre os homens brasileiros, atrás apenas do câncer de pele. Mesmo com as constantes campanhas de prevenção e alerta para a realização dos exames, que podem detectar o câncer de próstata em estágio inicial, muitos homens com idade a partir de 45 anos ainda relutam em seguir as recomendações do rastreamento. O tema utilizado pela Sociedade Brasileira de Urologia para divulgação da campanha deste ano foi o “Seja Herói da Sua Saúde” que objetivou incentivar uma maior adesão dos homens aos serviços de saúde.

(Ascom HUJB/UFCG)

Assunto(s): cajazeiras