HUAC recebe quadro de paciente como forma de agradecimento
Isaac Severino da Costa ficou internado quase dois meses no Hospital Universitário Alcides Carneiro
Para agradecer o bom atendimento que obteve no Hospital Universitário Alcides Carneiro, da UFCG e vinculado à rede Ebserh, Isaac Severino da Costa, de 80 anos, doou um quadro de sua autoria para homenagear todos os profissionais que fizeram parte do seu tratamento. O presente está exposto na Gerência de Atenção à Saúde.
Clara Rosa da Costa, filha de Seu Isaac, explicou o significado da obra. “O quadro, além da foto da Família Costa, traz referências à natureza do lugar que meu pai tanto ama, as bandeiras dos Estados de origem dos filhos, genro, nora e netos que se somaram à Bandeira da Paraíba. Também estão ali os traços geométricos que representam o ofício de meu Pai que se aposentou como Projetista Mecânico”.
Seu Isaac nasceu em Alagoa Nova, mas cresceu na cidade de Campina Grande. Fixou residência em São Paulo após o casamento, mas nunca deixou de visitar a Rainha da Borborema. Em uma dessas vindas, foi acometido por uma doença autoimune considerada rara que causa lesões cutâneas: Penfigóide Bolhoso. Assim, em setembro de 2018 foi internado no Hospital Universitário Alcides Carneiro, em estágio avançado da doença. Seu Isaac ficou internado até novembro do mesmo ano e continuou o tratamento até janeiro de 2019.
Ao entrar no HUAC, Seu Isaac se mostrou bastante emocionado, pois sua infância está ligada à história do hospital. Seu pai e seu irmão mais velho, ambos pedreiros, fizeram parte da construção do HUAC. Enquanto estava internado, relembrou momentos da infância em que caminhava quilômetros para levar almoço para o pai e o irmão no canteiro de obras do hospital. Além das lembranças de infância, a dedicação dos profissionais do HUAC aumentou essa comoção.
“O carinho, dedicação e esforços foram testemunhados não só pelo meu pai, mas também por mim, que viajei de São Paulo a Campina Grande para acompanhá-lo durante todo o tempo em que ficou internado. Foram 56 dias acompanhando o dia-a-dia desses incansáveis profissionais”, comentou Clara.
No momento da alta, Seu Isaac relatou um misto de emoções: alívio, por saber que o pior já havia passado; gratidão por todos aqueles que se envolvem direta ou indiretamente no cuidado dos pacientes e, por fim, saudade, uma vez que os gestos de carinho e de solidariedade dos funcionários, dos demais pacientes e acompanhantes tocaram profundamente toda sua família.
Clara explicou que além de homenagear o hospital, o quadro teve como objetivo levar todos aqueles que buscam atendimento no hospital a refletir um pouco sobre a necessidade de agradecer e não apenas criticar.
“É importante salientar que apesar de todo o cenário caótico em que se apresenta a saúde pública no Brasil, esses profissionais buscam driblar todo o estresse da profissão para realizá-la de forma digna. Ouvir um ‘muito obrigado’ ajuda a levantar a autoestima e o desejo de se fazer mais e melhor. Sendo assim, Seu Isaac, eu e toda a nossa família, exaltamos em coro o nosso muito obrigada”, disse.
(Ascom HUAC/UFCG)
Redes Sociais