Página inicial > Últimas Notícias > HUAC oferece visita online para pacientes internados
humanização

HUAC oferece visita online para pacientes internados

Com a pandemia, as visitas no Hospital Universitário foram suspensas

• Publicado: Segunda, 20 de Abril de 2020, 09h19
imagem sem descrição.

Entre as medidas que o Hospital Universitário Alcides Carneiro (HUAC), da Universidade Federal de Campina Grande e vinculado à Rede Ebserh, tomou, em decorrência da pandemia do coronavírus, com o objetivo de garantir a segurança dos seus colaboradores e pacientes foi a suspensão por tempo indeterminado das visitas aos pacientes internados, incluindo os da Unidade de Terapia Intensiva Adulta.

Assim, para tentar aliviar os efeitos desse afastamento temporário dos familiares, o HUAC resolveu instituir as televisitas, isto é, no horário regular de visita da UTI, das 15h30 às 16h30, são realizadas chamadas de vídeo para que os familiares possam conversar e ver o paciente. Na ocasião, a psicóloga e o médico plantonista falam com a família sobre o estado de saúde do paciente internado.

“Desde que as visitas da UTI foram suspensas, pensamos, juntamente com o coordenador do setor, para que as informações sobre o estado dos pacientes fossem dadas por mim, psicóloga da UTI, e pelo médico plantonista. E procuramos, assim, uma maneira humanizada de fazer isso. Então pensamos nas chamadas de vídeo”, esclareceu a chefe da Unidade de Atenção Psicossocial, Lindecy Costa.

Lindecy também comentou como a ação tem dado bons frutos. “É muito bom, é um retorno que não tem preço. Normalmente as famílias fazem o seguinte: elas se reúnem porque sabem que eu vou ligar e todos eles falam com o paciente. O objetivo é tentar diminuir o impacto da questão de não receber visita, e tentar manter a humanização, mesmo nesse período tão difícil. E está dando muito certo”.

As visitas online estão acontecendo, inicialmente, apenas para os pacientes da UTI.

(Ascom HUAC/UFCG)

Assunto(s): humanização