Página inicial > Últimas Notícias > Alunos da UFCG realizam estágio na Escola de Audiocomunicação de CG
libras

Alunos da UFCG realizam estágio na Escola de Audiocomunicação de CG

Por conta da pandemia de coronavirus, estagiários estão acompanhando os professores da escola no planejamento, execução e acompanhamento das atividades

• Publicado: Quarta, 20 de Mai de 2020, 15h46

Alunos da primeira turma do curso de Letras-Libras, da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), estão tendo a oportunidade de estagiar na Escola Estadual de Audiocomunicação Demóstenes Cunha Lima (EDAC), em Campina Grande (PB). O convênio foi firmado em fevereiro deste ano através da Coordenação de Estágio da Pró-Reitoria de Ensino (PRE) e da Unidade Acadêmica de Letras (UAL).

Com a suspensão das aulas presenciais, a EDAC também passou a desenvolver atividades remotas com os alunos e os licenciando de Libras estão acompanhando os professores da escola no planejamento, execução e acompanhamento das atividades. Juntamente com os professores do curso e do servidor Philippe Araújo, do Laboratório de Apoio ao Ensino de Graduação (LAEG), eles estão desenvolvendo um tutorial em Libras para os alunos da EDAC.

“Esse tutorial terá como objetivo orientar o uso da ferramenta Google Classroom para que os alunos possam ingressar, desempenhar tarefas e enviá-las aos professores. Paralelamente, a segunda atividade tem como objetivo mapear os alunos que não estão ou fazem uso inadequado da ferramenta. Como terceira tarefa, os licenciados acompanharão os professores da EDAC no planejamento, execução e avaliação das atividades propostas”, explica a professora Márcia Candeia Rodrigues, coordenadora do curso de Letras.

Após a regularização das atividades presenciais, os licenciandos desenvolverão 210 horas de estágio de forma obrigatória e não remunerada, como previsto no Projeto Pedagógico do Curso (PPC).

Para a professora, a parceria é fundamental para consolidação das atividades práticas do curso de Letras – Libras. “É um grande esforço da UAL para envolver todos os alunos e demais professores para que essa parceria seja um espaço decisivo para que os futuros professores de Libras possam fazer parte de um grupo seleto em atuação e possam alterar a grande demanda de profissionais nessa área, seja para atendimento à comunidade surda ou para os usuários da Libras”, enfatiza.

A gestora da EDAC, Maria Solange Leite, também comemora a parceria. “A participação dos licenciandos da UFCG será fundamental para atender às necessidades dos alunos e da própria Escola que carece de apoio e de atenção frente as dificuldades enfrentadas", ressalta.

Assunto(s): libras