Alunos da UFCG realizam estágio na Escola de Audiocomunicação de CG
Por conta da pandemia de coronavirus, estagiários estão acompanhando os professores da escola no planejamento, execução e acompanhamento das atividades
Alunos da primeira turma do curso de Letras-Libras, da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), estão tendo a oportunidade de estagiar na Escola Estadual de Audiocomunicação Demóstenes Cunha Lima (EDAC), em Campina Grande (PB). O convênio foi firmado em fevereiro deste ano através da Coordenação de Estágio da Pró-Reitoria de Ensino (PRE) e da Unidade Acadêmica de Letras (UAL).
Com a suspensão das aulas presenciais, a EDAC também passou a desenvolver atividades remotas com os alunos e os licenciando de Libras estão acompanhando os professores da escola no planejamento, execução e acompanhamento das atividades. Juntamente com os professores do curso e do servidor Philippe Araújo, do Laboratório de Apoio ao Ensino de Graduação (LAEG), eles estão desenvolvendo um tutorial em Libras para os alunos da EDAC.
“Esse tutorial terá como objetivo orientar o uso da ferramenta Google Classroom para que os alunos possam ingressar, desempenhar tarefas e enviá-las aos professores. Paralelamente, a segunda atividade tem como objetivo mapear os alunos que não estão ou fazem uso inadequado da ferramenta. Como terceira tarefa, os licenciados acompanharão os professores da EDAC no planejamento, execução e avaliação das atividades propostas”, explica a professora Márcia Candeia Rodrigues, coordenadora do curso de Letras.
Após a regularização das atividades presenciais, os licenciandos desenvolverão 210 horas de estágio de forma obrigatória e não remunerada, como previsto no Projeto Pedagógico do Curso (PPC).
Para a professora, a parceria é fundamental para consolidação das atividades práticas do curso de Letras – Libras. “É um grande esforço da UAL para envolver todos os alunos e demais professores para que essa parceria seja um espaço decisivo para que os futuros professores de Libras possam fazer parte de um grupo seleto em atuação e possam alterar a grande demanda de profissionais nessa área, seja para atendimento à comunidade surda ou para os usuários da Libras”, enfatiza.
A gestora da EDAC, Maria Solange Leite, também comemora a parceria. “A participação dos licenciandos da UFCG será fundamental para atender às necessidades dos alunos e da própria Escola que carece de apoio e de atenção frente as dificuldades enfrentadas", ressalta.
(Ascom UFCG)
Redes Sociais