Divulgado resultado da segunda etapa do mapeamento da Covid-19 em Cajazeiras
Dados foram coletados junto a 566 moradores, entre os dias 24 e 31 de maio
A Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), em parceria com o Instituto Federal da Paraíba (IFPB) e a Prefeitura Municipal de Cajazeiras , divulgou os resultados da segunda etapa da pesquisa “Avaliação e Gestão dos Riscos para Enfrentamento da Covid-19 no Município de Cajazeiras-PB”, cujo objetivo é a tomada de medidas para o combate à doença no município.
Por meio de um formulário online, a pesquisa fez um mapeamento de informações sobre a doença junto a 566 moradores, entre os dias 24 e 31 de maio, atingindo pelo menos uma pessoa em cada residência nas zonas urbana e rural do município.
O resultado da análise apontou que, do universo pesquisado, 95,58% (541 pessoas) encontra-se na Zona Urbana e a maioria – 66,25% (375 pessoas) - é do sexo feminino. Do total de moradores participantes da pesquisa, 75,08% (425 pessoas) não faz parte do grupo de risco da doença. Os que pertencem ao grupo de risco localizam-se nos bairros do Centro, Jardim Oásis, Pio X, Pôr do Sol e Casas Populares.
De acordo com os dados revelados pela pesquisa, o bairro do Centro continua sendo a área de maior transmissão local, sugerindo-se, portanto, que as ações de enfrentamento da doença sejam propagadas a partir do local para conter o avanço da doença no município de Cajazeiras.
A pesquisa é coordenada pelas professoras Alexsandra Bezerra da Rocha e Jacqueline Pires Gonçalves Lustosa, da Unidade Acadêmica de Geografia (UNAGEO), campus Cajazeiras.
O relatório completo está disponível aqui.
(Ascom UFCG)
Redes Sociais