Página inicial > Últimas Notícias > HUAC usa comunicação alternativa com pacientes com dificuldade de fala
humanização

HUAC usa comunicação alternativa com pacientes com dificuldade de fala

Profissionais do hospital passaram a utilizar cartões com símbolos e imagens como forma de viabilizar a interlocução com os pacientes

• Publicado: Quinta, 16 de Julho de 2020, 14h26
imagem sem descrição.

Durante a internação de pacientes, alguns deles podem vir a utilizar ventiladores mecânicos ou outras formas de tratamento que os impedem de se comunicar, tanto oralmente como através da escrita. Esse quadro é intensificado quando se pensa nos pacientes internados com Covid-19. Diante disso, o Hospital Universitário Alcides Carneiro (HUAC), da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), vinculado à Rede Ebserh, aderiu à utilização de cartões contendo símbolos e imagens em todas as alas do hospital como forma de facilitar a comunicação entre os pacientes com dificuldade na expressão e a equipe.

A ação é uma iniciativa da Gerência de Ensino e Pesquisa (GEP) do hospital, juntamente com a Coordenação de Enfermagem e apoio da Superintendência.

Segundo a gerente de Ensino e Pesquisa, Alana Abrantes, os profissionais de saúde poderão, através dos cartões - que reúnem perguntas, respostas, desejos, sensações, sentimentos, sintomas - oferecer mais condições de expressão, bem-estar e conforto ao paciente internado no HUAC e com dificuldade de comunicação.

Comunicação alternativa

Alana Abrantes também explica, que, segundo a pesquisadora da área, Sharon Glennen, a comunicação alternativa e ampliada é utilizada para definir outras formas de comunicação com uso de gestos, línguas de sinais, expressões faciais, pranchas de alfabetos ou símbolos pictográficos, até voz sintetizada via computador. Em relação à prancha ela é um auxílio que se destina às pessoas com dificuldade de falar ou sem fala, também sem escrita funcional.

(Ascom HUAC/UFCG)

Assunto(s): humanização