Página inicial > Últimas Notícias > Professores da UFCG realizam estudo sobre impacto de aulas presenciais durante pandemia
covid-19

Em cenário hipotético de sala de aula com 20 alunos e um professor, cada criança estaria exposta a 330 contatos cruzados por dia

• Publicado: Segunda, 20 de Julho de 2020, 13h02
imagem sem descrição.

Dois professores do Centro de Ciências e Tecnologia (CCT) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) realizaram um estudo sobre o impacto de um possível retorno das atividades presenciais em escolas de Campina Grande durante a pandemia de Covid-19.

Severino Horácio, da Unidade Acadêmica de Matemática, e Michelli Barros, da Unidade Acadêmica de Estatística, consideraram alguns cenários e calcularam o número de pessoas a que cada aluno estaria exposto, bem como o número de possíveis contatos cruzados entre eles, obtendo distintas projeções para entender qual seria o tamanho da exposição das crianças ao vírus no ambiente escolar.

“Para deixar a análise mais didática, simulamos uma situação real. Para isso, inicialmente, podemos supor uma sala de aulas com 20 alunos e um professor, com cada um desses alunos morando apenas com seus pais e um irmão, e o professor solteiro e sem filhos”, explicaram os autores. O estudo revela que, neste cenário hipotético, cada criança estaria exposta a 330 contatos cruzados por dia.

Na hipótese de sala com 30 alunos e 10 professores, cada pessoa do grupo estaria exposta a 139 pessoas diferentes e o número de contatos cruzados poderia chegar a 960.

Gráfico ilustra possíveis contatos cruzados de uma criança numa sala com 20 alunos

No trabalho, os pesquisadores ainda realizam uma análise de como deveriam ser as salas de aula, em termos de área e disposição das carteiras, para que sejam atendidas as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) quanto ao distanciamento social.

Confira aqui a pesquisa na íntegra.

(Ascom CCT/UFCG)

Assunto(s): covid-19