Página inicial > Últimas Notícias > Rede para o Desenvolvimento da Educação no NE será lançada neste sábado
Paulo Freire

Rede para o Desenvolvimento da Educação no NE será lançada neste sábado

UFCG integra a iniciativa, que conta com a participação de escolas, movimentos sociais, governos, universidades e organizações da sociedade civil

• Publicado: Sexta, 18 de Setembro de 2020, 19h44

Com o objetivo de auxiliar na concepção de políticas públicas e espaços educativos, contribuindo para o desenvolvimento de projetos e ações voltados à formação, aprendizagem e superação das desigualdades sociais, será lançada virtualmente, neste sábado, dia 19, a Rede Paulo Freire. O lançamento acontecerá das 10h às 12h, via YouTube. A Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), que integra a rede de articulação para a Educação, participará do evento.

A professora Fernanda Leal, diretora do Centro de Humanidades (CH), falou sobre a importância da participação da UFCG na iniciativa. “Com sua histórica vocação para o diálogo com a sociedade, com ações de ensino, pesquisa e extensão voltadas a camponeses, indígenas, negros e outros sujeitos e grupos nem sempre presentes nos espaços educativos formais e aos quais direitos subjetivos são negados, a UFCG reafirma seu compromisso com a Educação como dispositivo para transformações necessárias a uma sociedade mais justa, inclusiva, menos desigual e calcada na solidariedade e nos vínculos que podem, verdadeiramente, nos tornar humanos", destacou.

A Rede Paulo Freire faz parte do Círculo de Educação do Projeto Mandacaru e da Rede Nordeste Educação, que está em vias de constituição e da qual a UFCG é integrante. A rede envolve escolas, movimentos sociais, governos, universidades e organizações da sociedade civil para o desenvolvimento de ações na área de Educação. A UFCG é representada na articulação pelos professores Fernanda Leal e José Luiz Ferreira, da Unidade Acadêmica de Educação (UAEd) do CH.

O lançamento da Rede Paulo Freire pode ser acompanhado ao vivo neste sábado (19), neste link.

Assunto(s): Paulo Freire