Página inicial > Últimas Notícias > ONG em defesa do Riacho das Piabas promove debates com candidatos a prefeito
meio ambiente

ONG em defesa do Riacho das Piabas promove debates com candidatos a prefeito

UFCG também participa da articulação pela revitalização do manancial

• Publicado: Quinta, 29 de Outubro de 2020, 11h30

A ONG Articulação pela Revitalização do Riacho das Piabas, juntamente com a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), a Paróquia São Francisco, comunidades estudantis de escolas públicas da zona Norte e do entorno da Mata do Louzeiro, estão promovendo o evento Roda de Conversa com as Piabas, com os candidatos a prefeito de Campina Grande.

Os debates estão sendo transmitidos pelo canal da Paróquia São Francisco no Youtube, após as missas.

As conversas com os candidatos Olímpio Rocha (PSOL), Inácio Falcão (PCdoB) e Ana Cláudia (Podemos), que já ocorreram, estão disponíveis no canal. Nesta quinta acontecerá, a partir das 19h, a conversa com Bruno Cunha Lima (PSD). Sexta, às 20h, a conversa será com Edmar Oliveira (Patriota). No sábado, será com Arthur Bolinha (PSL), também às 20h.

O objetivo é contextualizar realidades vivenciadas sob a influência do riacho degradado e permitir ao cidadão conhecer as reais propostas dos candidatos em relação ao tema.

Com 19 km de extensão, o riacho das Piabas está localizado na Zona Norte de Campina Grande, tendo suas nascentes localizadas próximas às divisas com o município de Lagoa Seca. Após cruzar propriedades rurais, tem continuidade no canal que corta o bairro da Rosa Mística e segue separando o Centro da cidade dos bairros do Alto Branco, Santo Antonio e José Pinheiro, para finalmente desaguar no Açude Velho.

Fonte de água e alimento para os primeiros habitantes de Campina Grande, o Riacho das Piabas transformou-se, ao longo do tempo, em um imenso esgoto a céu aberto, vítima dos problemas ambientais causados pelo crescimento urbano e industrial. Atualmente canalizado, é para seu leito que escoam os resíduos poluentes de residências e estabelecimentos da região central da cidade.

O foco principal dos debates é o trecho do Riacho das Piabas que se projeta pela Mata do Louzeiro e faz fronteira com 10 bairros da Zona Norte (Palmeira, Jeremias, Alto da Serra, Cuités, Jardim Continental, Bairro das Nações, Jardim Meneses, Alto Branco, Rosa Mística e Conceição), região em que riacho, mata e população tem se deteriorado conjuntamente.

(Ascom UFCG, com dados da ONG Arrpia)

Assunto(s): meio ambiente