Página inicial > Últimas Notícias > Projeto da UFCG vence Prêmio Boas Práticas na Academia
baião de três

Projeto da UFCG vence Prêmio Boas Práticas na Academia

Baião de Três é formado por alunos e professores dos cursos de Administração, Computação e Design

• Publicado: Quinta, 26 de Novembro de 2020, 11h05

O projeto Baião de Três, da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), de estímulo ao empreendedorismo inovador com vistas à geração de impacto social, ganhou o Prêmio Boas Práticas na Academia, promovido pelo Instituto de Cidadania Empresarial (ICE). A iniciativa visa mapear e dar visibilidade a experiências de ensino e extensão que contribuem para a inserção das temáticas relacionadas aos Investimentos e Negócios de Impacto nas Instituições de Ensino Superior (IES) de todo o País. A cerimônia de premiação foi realizada virtualmente nessa quarta-feira, 25.

O Baião de Três, projeto de ensino multidisciplinar de empreendedorismo na graduação baseado em vivência, envolve alunos e professores dos cursos de Administração, Computação e Design, visando a geração de negócios de impacto social (NIS) que abordam temas como auxílio à aprendizagem de pessoas com deficiência; emancipação feminina; reciclagem; ensino de línguas estrangeiras para jovens de baixa renda; articulação comunitária para infraestrutura urbana; apoio psicológico; educação financeira; entre outros.

O projeto é executado em três fases: Integração, Produto e Negócio. Na primeira, os alunos participam de atividades para promover a relação interpessoal e o compartilhamento de experiências. Nas demais, eles criam produtos e negócios aplicando as habilidades aprendidas durante as aulas e as vivências.

“Os alunos aprendem os conceitos de negócios de impacto social nas primeiras aulas e, a partir dali, estudam vários exemplos de problemas sociais que se tornaram NIS com sucesso. Depois, eles realizam uma análise de contexto e identificam problemas sociais com potencial para resultar em ideias com soluções que gerem impacto.

Nós os direcionamos a pensar na concepção de produtos e serviços, bem como na estruturação de startups para atender a essas demandas sociais”, explica uma das coordenadoras do projeto, professora Verônica Macário, do curso de Administração.

Desenvolvido desde 2014, o Baião de Três conta com a parceria do Núcleo de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação em Tecnologia da Informação, Comunicação e Automação (Virtus), do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas da Paraíba (Sebrae-PB) e da Incubadora de Tecnologia do Parque Tecnológico da Paraíba. A iniciativa, coordenada pelos professores Hyggo Almeida (Computação), Cleone Sousa, (Design) e Verônica Macário (Administração), já formou mais de 500 alunos, com mais de 70 propostas de startups avaliadas.

Mais informações sobre o projeto podem ser obtidas no Instagram @baiaodetresufcg e no site http://baiaodetres.org/#home.

Assunto(s): baião de três