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comunicação institucional

Nota - PRGAF/Divisão de Convênios

  • Publicado: Quarta, 02 de Dezembro de 2020, 22h00

 

A Divisão de Convênios, setor da Pró-Reitoria de Gestão Administrativo-Financeira responsável pelo processamento e pagamento de bolsas acadêmicas e benefícios da Assistência Estudantil da Universidade Federal de Campina Grande, vem a publico prestar esclarecimentos sobre imprevistos que causaram atrasos na efetivação dos pagamentos que executa.

 

O pagamento de bolsas e benefícios exige um complexo processamento de dados que requer interligação de vários sistemas, os quais devem utilizar a mesma linguagem.

 

Em outubro deste ano, o sistema bancário passou a utilizar contas com formato diferente daquele até então utilizado: antes as contas eram compostas por 13 dígitos e caracterizadas com a tipologia “CREDOR”; a mudança ocorrida é resultado da criação de contas com 20 dígitos e caracterizadas com a tipologia “PAGAMENTO”.

 

Para realizar os pagamentos, a UFCG precisa usar, obrigatoriamente, o Sistema Integrado de Administração Financeira – SIAFI, utilizado por toda a administração pública federal, para comunicação com o sistema bancário. E, para tornar mais rápido e eficiente a inserção de dados (CPF, domicílio bancário e valor da bolsa e ou do benefício de assistência estudantil) no SIAFI, a UFCG usa o Programa SISCREDOR, que traduz, para a linguagem do referido SIAFI, as informações prestadas pelos vários setores da Instituição que são demandantes de pagamento.

 

A inserção de contas com novo formato gerou críticas no SIAFI, o que determinou a necessidade de redefinir a forma de processar os dados. A reengenharia necessária para contemplar as mudanças ocorridas não é elementar, pois que exige atender a dois modelos ao mesmo tempo: aquele com contas de 13 dígitos “CREDOR” e o novo, com contas de 20 dígitos “PAGAMENTO”, neste processo que envolve o sistema bancário, o SIAFI e o Programa SISCREDOR.

 

Após realizadas as primeiras adaptações, a DIVICONV observou um número expressivamente grande de devoluções, o que demandou do Serviço de Tecnologia da Informação – STI e da própria DIVICON novas análises para identificação da causa do problema observado.

 

Em 12 de novembro, após várias investigações, foi detectado que o Programa SISCREDOR estava inserindo a caracterização “PAGAMENTO” em todas as modalidades de bolsa e ou benefício da Assistência Estudantil que são pagos na DIVCON. Com isso, dos 5.446 pagamentos realizados, entre bolsas e benefícios da Assistência Estudantil, 1.013 foram devolvidos.

 

Isso posto, pedimos desculpas aos bolsistas e beneficiários da Assistência Estudantil, por esta realidade tão inusitada ao setor, ao tempo em que também informamos que o reprocessamento dos pagamentos devolvidos pelo sistema bancário está sendo feito mecanicamente, de forma individual, o que demanda bastante tempo, haja vista a complexidade da operação.

 

Contando com a compreensão que o contexto requer, esperamos, com as ações efetivadas, ter eliminado o problema ocasionado pelo Programa SISCREDOR, de tal forma a não mais haver necessidade de reprocessamento mecânico e, em função disso, novo atraso no pagamento das bolsas e benefícios da Assistência Estudantil.

 

Campina Grande, 2 de dezembro de 2020

 

 

DANIEL SALES DE ASSIS

Chefe da Divisão de Convênios

 

 

 

 

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