Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > UFCG participa da elaboração da Carta Brasileira para Cidades Inteligentes
Início do conteúdo da página
tecnologia

UFCG participa da elaboração da Carta Brasileira para Cidades Inteligentes

Documento lançado nesta terça, dia 8, norteará a elaboração de soluções tecnológicas em todo o país

  • Publicado: Quarta, 09 de Dezembro de 2020, 16h54

A Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), por meio da Prefeitura Universitária (PU), participou da elaboração da “Carta brasileira para Cidades Inteligentes”, que visa formular políticas e orientar o desenvolvimento de soluções tecnológicas em todo o País. O lançamento do documento aconteceu na última terça-feira, dia 8, durante o evento online global Smart City Session 2020, destinado a discutir tendências sobre o termo “cidades inteligentes”. Autoridades do Brasil e do exterior participaram do encontro. O prefeito universitário Mário Araújo foi o interlocutor da UFCG na iniciativa.

 

A UFCG contribuiu com a elaboração do documento com base na experiência do Smart Campus (Campus Inteligente), iniciativa que começou a ser implementada na instituição em junho de 2019 e que tem como eixos estratégicos ações nas áreas de material de consumo, energia elétrica, água e esgoto, resíduos sólidos, qualidade de vida, compras e contratações sustentáveis, mobilidade e segurança, urbanização, paisagismo e acessibilidade, educação ambiental, uso e ocupação de espaços, entre outras.

 

Já a Carta Brasileira para Cidades Inteligentes, começou a ser elaborada em agosto de 2019, com participação integrada de mais de 200 representantes dos governos federal, estaduais e municipais, órgãos e entidades de esferas pública e privada do país ligadas às áreas de tecnologia, engenharia, planejamento urbano e ecologia urbana. O documento, que tem como base as premissas da Política Nacional de Desenvolvimento Urbano (PNDU), objetiva expressar e articular uma agenda pública brasileira sobre a transformação digital nas cidades brasileiras.

 

A ação conta com o apoio do Projeto Apoio à Agenda Nacional de Desenvolvimento Urbano Sustentável (Andus), um acordo de cooperação técnica entre os governos do Brasil e da Alemanha, com a colaboração da Agência Alemã de Cooperação (GIZ), que tem o intuito de auxiliar a construção de uma estratégia nacional de desenvolvimento urbano, ancorada no tripé econômico-social-ambiental da sustentabilidade.

 

Com 180 páginas, a carta está disponível aqui.

 

(Ascom UFCG, com informações do Ministério do Desenvolvimento Regional)

registrado em:
Assunto(s): tecnologia
Fim do conteúdo da página