Pesquisa da UFCG faz balanço dos dados da pandemia na Paraíba
Pesquisa realizada pelo professor da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Josenildo Brito de Oliveira, lançou nesta quinta-feira (21) um balanço dos dados da pandemia de Covid-19 na Paraíba, desde os primeiros registros de casos.
O trabalho abrange dados catalogados no período entre 15 de março de 2020 e 2 de janeiro de 2021, equivalente a 42 semanas, e traz uma síntese dos 37 boletins publicados acompanhando a evolução da doença no Brasil e, especificamente, na Paraíba, em João Pessoa e Campina Grande.
“Considerando o desempenho dos municípios paraibanos, João Pessoa e Campina Grande não foram os mais bem-sucedidos no combate ao novo Coronavírus. Por outro lado, deve-se contextualizar a complexidade de lidar com a doença nos grandes centros urbanos, mesmo tendo elas sistemas de saúde mais estruturados, que acabam por receber pacientes de outras cidades. Em contrapartida, um grupo de 27 municípios, chamado neste balanço de “Cidades Ouro”, tiveram ZERO ÓBITOS”, explica o pesquisador no documento.
Para conferir o documento na íntegra, com todos os dados e gráficos da pesquisa, clique aqui.
(Ascom CCT/UFCG)
Redes Sociais