Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Instalado na UFCG um dos mais avançados equipamentos de radioastronomia do mundo
Início do conteúdo da página
física

Instalado na UFCG um dos mais avançados equipamentos de radioastronomia do mundo

Radiotelescópio Uirapuru permitirá a observação de pulsares, estrelas de nêutrons muito rápidas, resquícios de supernovas

  • Publicado: Terça, 23 de Março de 2021, 10h25
imagem sem descrição.

O Programa de Pós-Graduação em Física da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) conta com um novo laboratório. É o Uirapuru, como será chamado, que está contando as horas para o início oficial de suas atividades. Na última semana, o projeto finalizou mais uma fase de sua construção, a instalação, no campus Campina Grande, da corneta, uma das antenas do Radiotelescópio Uirapuru, que por sua vez é um dos radiotelescópios auxiliares (outriggers) do Radiotelescópio Bingo, que será construído no município de Aguiar, no Sertão da Paraíba.

 

O Bingo é um projeto internacional que conta com a participação de cientistas da UFCG, USP, Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e de organismos internacionais do Reino Unido, Suíça, Uruguai, França e China.

 

“Vamos apontar a corneta para o céu para medir a radiofrequência do universo no comprimento de onda de rádio. Isso é: muitas coisas no universo “brilham” em ondas de rádio, e com este equipamento poderemos observar pulsares, que são estrelas de nêutrons muito rápidas, resquícios de supernovas, mais ou menos como se fosse o fóssil de uma estrela”, explicou o professor Luciano Barosi, da UFCG, coordenador do projeto do Radiotelescópio Bingo.

 

“Existe um fenômeno novo, que ninguém sabe o que é: as Rajadas Rápidas de Rádio. Elas são muito fortes e vêm de fora de nossa galáxia, ou seja, quanto mais objetos desses conhecermos, melhor a chance de descobrir o que eles são. E quando combinado com os outros, vamos poder determinar a posição precisa da rajada rápida de rádio, porque teremos quatro radiotelescópios detectando o mesmo sinal. Esse é o grande objetivo do Uirapuru”, completou.

 

A novidade ultrapassa os limites do Estado da Paraíba. Ou melhor, pode-se dizer que é uma conquista de nível internacional. “Ninguém faz isso no mundo, e nós teremos a melhor máquina de localização de Rajadas Rápidas de Rádio (FRBs – Fast Radio Bursts, na sigla em inglês). Hoje, no planeta, existe apenas uma máquina, o Chime, no Canadá, que é o melhor detector de FRBs. Mesmo assim, eles não conseguem a posição com precisão”, enalteceu o professor.

 

(Ascom CCT/UFCG)

registrado em:
Assunto(s): física
Fim do conteúdo da página